Vendas de smartphones continuam a cair no segundo trimestre: conhece os detalhes

Bruno Coelho
Comentar

As vendas de smartphones continuaram a tendência de descida no segundo trimestre de 2019. Os números são do grupo de analistas Gartner, e confirmam a tendência que já vinha sendo realidade durante o primeiro trimestre do ano.

O número a registar é 1.7% - é esta a percentagem da descida face ao mesmo período do ano passado. Embora este pareça um número pequeno, é resultado de uma descida global no número de encomendas de 374 milhões para 368 milhões.

A culpa deste declínio é apontada ao mercado de gama alta. Os preços são cada vez maiores, e há cada vez menos características que justifiquem uma mudança a cada nova geração. Além disso, os ciclos entre novos grandes lançamentos são em alguns casos mais curtos.

China e Brasil contrariam a tendência

Nos cinco mercados mais importantes, é de registar o saldo positivo de China e Brasil. Face ao mesmo período de 2018, a China viu um crescimento de 0,5%, que se revela insuficiente para mudar o estado das coisas.

A Índia é não menos que o segundo mercado mais importante do mundo. Com uma caída de 2,3% face ao segundo trimestre de 2018, a expectativa dos analistas da Gartner é de que esta tendência se mantenha até final do ano.

Se a Apple confirma quedas nas suas vendas, tanto a Samsung como a Huawei registam subidas neste período. O crescimento da Samsung deve-se à sua aposta na linha A (setor intermediário). Já a Huawei parece até ter sido ajudada pelo banimento de Donald Trump, pois as suas vendas continuaram a subir durante esse período.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.