Numa era de serviços de streamings, um inesperado movimento vem a ser identificado. Algumas empresas estão a registar crescimento nas vendas de media física, o que inclui Blu-ray 4K, Blu-ray e DVD.
A notícia é positiva para o mercado de media física e provoca o questionamento sobre o que está a causar esse interesse repentino no formato, num momento de tanta força dos streamings.
Um pequeno crescimento no meio de uma tendência de queda
De acordo com a associação de entretenimento e varejo digital, as vendas de DVD e Blu-ray caíram 4,7% no primeiro semestre de 2024, o que significa que as vendas gerais ainda estão em declínio.
Segundo a empresa varejista de música e cinema HMV, por outro lado, o cenário foi mais positivo. Conforme Phil Halliday, diretor administrativo da HMV, relatou à BBC, as vendas de “visual físico” aumentaram 5% no primeiro semestre de 2024, citando que “4K e Blu-ray têm se saído particularmente bem”.
Reação negativa a alguns streamings pode estar a motivar busca por formato físico
É inegável que os serviços de streaming conquistaram o público com seus os catálogos amplos e práticos e ganharam espaço no mercado sem que se precise gastar com discos físicos. Contudo, o aumento de preços que várias dessas plataformas anunciaram nos últimos tempos parece não ter sido muito bem recebido pelos assinantes.
Conforme o Techradar reportou, em 2023 os aumentos de preços do Disney Plus e da Netflix fizeram com que o streaming chegasse a custar mais do que a TV a cabo para muitas famílias. As opções com anúncios também irritaram bastante. Tanto quanto as frequentes mudanças nas bibliotecas, que tiraram muitos títulos dos Favoritos dos utilizadores.
Sabes onde nada disso - anúncio, aumento de mensalidade e desaparecimento do conteúdo - acontece? Na utilização de medias físicas como Blu-rays 4K.
Qualidade de imagem e som também atraem público para o Blu-ray
O Blu-ray tem outro ponto a seu favor: a excelente qualidade de som e imagem. Enquanto os streamings estão a cobrar mais para acedermos a recursos como 4K, Dolby Atmos e Dolby Vision, o Blu-ray 4K já oferecem isso.
A verdade é que, conforme apontou o Techradar, ainda há esforços de varejistas como GameStop e HMV e de empresas como Arrow Video e Criterion para manter o mercado de medias físicas. E o recente crescimento, ainda que pequeno, na busca por Blu-ray parece indicar que há espaço para esse tipo de media junto ao grande mercado de streaming.
Além disso, esse novo movimento deve enviar uma mensagem às plataformas de streaming de que seus utilizadores têm um limite para o quanto eles vão tolerar.