Quando queremos aceder a um livro de forma totalmente gratuita, por empréstimo, temos de nos deslocar a uma biblioteca e fazer a requisição do mesmo. Isso vai deixar de ser necessário muito em breve, com o lançamento da plataforma BiblioLED.
O objetivo é que todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) possam recorrer ao empréstimo de um livro em formato digital (e-book).
Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral do Livro e dos Arquivos e das Bibliotecas e vai estar disponível online dentro de algumas semanas. Mas embora ainda não se encontre disponível, o site já se encontra ativo e pode ser consultado.
A denominada BiblioLED será assim uma biblioteca pública digital, a que os inscritos podem aceder sempre que quiserem requisitar um e-book. Já se sabe que o catálogo irá contar com uma “coleção nacional disponibilizada às 445 bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana”, como afirma o Observador.
Vais poder aceder no smartphone, tablet, leitores online e até e-readers
Vão estar disponíveis títulos de ficção e não-ficção, que serão maioritariamente em língua portuguesa. Vais poder aceder a qualquer hora do dia (e da noite), através de um smartphone, tablet, leitores online e até e-readers. O único requisito é mesmo que estejas inscrito numa biblioteca municipal do RNBP.
Vais poder pré-visualizar um livro, para verificar se tens interesse no mesmo e poderás ainda “reservar”. Dessa forma, serás notificado quando o mesmo título ficar disponível para empréstimo.