Operadora espanhola deteta grandes oscilações no sistema elétrico
Todos recordamos o dia do apagão na Península Ibérica que levou à paragem total de Portugal e Espanha. E agora podemos estar a correr o risco de reviver a mesma situação.
O alerta chega através da operadora de rede elétrica espanhola REE (Red Elétrica de Espanha) que, segundo a agência Reuters, detetou grandes oscilações de tensão no sistema, durante as duas últimas semanas.
Oscilações estas que podem afetar o fornecimento de energia naquele país. E por essa razão, a REE enviou já um documento ao regulador do mercado espanhol CNMC.
O documento inclui várias mudanças técnicas que visam evitar a ocorrência de um novo apagão. O aviso foi ouvido com muita atenção e a CNMC está já a convocar uma consulta pública para adotar medidas provisórias urgentes que estabilizem o sistema elétrico.
Quais são as medidas provisórias avançadas
A proposta que está em cima da mesa baseia-se, para já, em medidas provisórias que devem ser adotadas imediatamente. Medidas estas que abrangem processos de programação, restrições técnicas, regulação secundária e controlo de tensão, como avança a SIC Notícias.
Este novo conjunto de medidas tem como objetivo reduzir o atual desequilíbrio energético, em tempo real. Em simultâneo, pretende também impulsionar os grupos de produção a reservar toda a sua capacidade disponível para os mercados de balanço (via EuroNews).
A proposta de medidas provisória agora apresentada vai estar em consulta pública até ao próximo dia 15 de outubro. As novas medidas vão estar em vigor durante 30 dias, podendo depois ser renovadas por períodos adicionais de até 15 dias.
Entretanto, a rede europeia de operadores de sistemas de transmissão de eletricidade, num relatório recentemente divulgado, já avançou que que a falta de energia que atingiu a Península Ibérica a 28 de abril foi o primeiro apagão conhecido causado por excesso de voltagem.