Vê em direto o momento histórico da aterragem na Lua da Chandrayaan 3

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois da missão espacial ter falhado, é o momento ideal para voltarmos as atenções para a missão lunar indiana.

Hoje, podes ver em direto, o momento histórico da aterragem da Chandrayaan 3 no polo Sul do único satélite natural da Terra. Contamos-te tudo de seguida.

Aterragem da Chandrayaan 3 será feita num dos locais mais difíceis da Lua

É hoje que a Chandrayaan 3 vai aterrar na Lua e a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) vai permitir que todos assistam a este momento histórico em direto, na plataforma YouTube.

Para que ninguém perca pitada, a ISRO avançou também com a hora local, para cada país, em que será feita a aterragem deste módulo lunar. Para os portugueses, a hora marcada é às 13.34 da tarde.

Depois de a Rússia ter falhado na sua missão espacial, é agora altura de as atenções internacionais concentrarem-se então na missão lunar indiana que, até agora, tem sido bem-sucedida.

Mas é preciso salientar que a Chandrayaan 3 vai pousar num dos locais mais difíceis do satélite natural da Terra. O polo Sul caracteriza-se por ser um terreno acidentado e com muitas crateras.

No entanto, a equipa envolvida neste projeto acredita que neste local há também gelo, o que pode vir a ajudar futuras missões espaciais à Lua. Daí ter escolhido esta zona de difícil acesso para realizar a aterragem.

Chandrayaan-3 Mission:All set to initiate the Automatic Landing Sequence (ALS). Awaiting the arrival of Lander Module (LM) at the designated point, around 17:44 Hrs. IST. Upon receiving the ALS command, the LM activates the throttleable engines for powered descent. The… pic.twitter.com/x59DskcKUV

— ISRO (@isro) 23 de agosto de 2023

De acordo com a ISRO, esta “missão está dentro do cronograma previsto”, sendo que os “sistemas estão a ser alvo de verificações regulares”. Para já, a equipa afirma que a Chandrayaan 3 está a realizar uma “navegação tranquila”.

Esta não é a primeira vez que a organização indiana tenta uma aterragem na Lua. Em 2019, a Chandrayaan 2, infelizmente, não conseguiu terminar a sua missão por se ter despenhado antes da sua chegada à Lua.

Mas parece que a sua sucessora está a ultrapassar todas as dificuldades e hoje, às 13.34, hora de Portugal, vai mesmo conseguir concretizar a sua missão.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt