Neste final de ano adensaram-se os rumores da chegada dos smartphones com ecrã rolável. Esta ideologia deverá ser a próxima moda, mas aquilo que pouca gente pensa, para já, é como funcionará o software.
A Google, no entanto, já está a pensar no assunto e deixou a primeira pista do comportamento do seu sistema operativo. Através do emulador do Android Studio, já temos um vislumbre de como funcionarão as apps neste formato.
Aplicações adaptar-se-ão automaticamente ao tamanho do ecrã
O vídeo partilhado é curto, mas dá para termos uma ideia de como se portarão as aplicações Android neste formato. A cobaia para esta demonstração foi o Youtube e revela-nos como ele se conseguirá adaptar automaticamente à dimensão do ecrã do smartphone.
Num primeiro momento, vemos um ecrã aparentemente convencional e uma interface bastante familiar. A novidade acontece quando o ecrã do equipamento é expandido e vemos a interface do Youtube a adaptar-se à nova resolução.
Aquilo que vemos neste vídeo foi equacionado para um dispositivo com ecrã de 7.4 polegadas quando totalmente aberto. O mesmo suportará várias resoluções, nomeadamente 2428 x 1600, 2428 x 1366 ou 2428 x 1080.
Não há muito mais que possamos retirar deste vídeo. Todavia, isto é demonstrativo que os ecrãs roláveis serão o futuro do mercado mobile, até porque a Google já se encontra a adaptar o Android para essa filosofia.
Samsung e LG serão as primeiras a lançar um smartphone com ecrã rolável
Quando falamos em smartphones roláveis, as marcas melhores posicionadas para alcançar esse objetivo são a Samsung e LG. As tecnológicas sul-coreanas dominam o mercado de ecrãs, por isso, não admira que estejam na linha da frente desta inovação.
Vários rumores sustentam que elas serão as primeiras a comercializar este género de smartphones. Alguns acreditam que tal possa acontecer já no primeiro trimestre de 2021, mas, por enquanto, são apenas rumores.
Editores 4gnews recomendam:
- Nokia também lançará um smartphone com Snapdragon 888, mas vai desiludir os fãs
- Snapdragon 888: os primeiros três smartphones com o novo SoC Qualcomm
- Apple coloca site a vermelho (RED) e junta-se à luta contra a COVID-19