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VE com autonomia de 3000 km? A nova tecnologia da Huawei pode mudar tudo

A Huawei registou uma nova patente que sugere que os seus veículos elétricos poderão ter baterias com autonomia de 3000 km.
Huawei
(via Huawei)

Para muitos utilizadores de carros elétricos (VEs), a autonomia é uma das grandes questões principais. A boa notícia é que podemos estar prestes a ver grandes melhorias nesse campo. Prova disso mesmo é a nova patente registada pela Huawei.

De acordo com a Car Scoops, a gigante chinesa revela que a sua nova patente pressupõe uma autonomia máxima de 3000 quilómetros numa só carga. Ou seja, um valor (muito) acima da média do que estamos habituados a ver no setor.

A aposta da Huawei (e não só) em baterias de estado sólido

Este valor muito alto de autonomia poderá ser possível graças à aposta em tecnologia de baterias de estado sólido. Na corrida a este tipo de baterias, a Huawei não tem estado sozinha, já que marcas como Toyota, Volkswagen e BMW também estão a trabalhar nesta área.

Tal como o 4gnews noticiou recentemente, até a Xiaomi, recém-chegada ao mercado automóvel, está a mostrar avanços nesta área. Recentemente, a marca de Lei Jun registou uma patente que permitiria 1200 km de autonomia.

Como explica a Car Scoops, as células de bateria, “cujos eletrodos de sulfeto são dopados com nitrogénio para reduzir as reações colaterais que encurtam a vida útil”, apresentam densidade energética variável entre os 400 a 500 Wh/kg. Na prática, cerca de 3x mais do que as baterias atuais.

O mais interessante de tudo é que, segundo a Huawei, não seria preciso muito tempo para carregar 3000 km de autonomia. Em apenas 5 minutos, esta tecnologia permitirá ir dos 0% aos 100% de carga, conta a marca.

Ainda assim, importa referir que este valor é uma referência e é calculado pelas normas CLTC da China. Estas tendem a ser mais otimistas do que a realidade, mas nunca deixaria de ser um aumento brutal face ao que conhecemos.

Baterias em estado sólido nos carros elétricos: quando chegam?

Sendo a autonomia um aspeto tão importante num carro elétrico, a questão normal de surgir é: para quando modelos com estas baterias? Por enquanto, ainda não há datas oficiais, mas tudo sugere que, a partir de 2027 ou 2028, já comecemos a ver VEs com bateria sólida.

A Toyota é uma das principais marcas a apontar para esse timing. É expectável que, até lá, vão surgindo novas informações relevantes.

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Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.