Os avanços tecnológicos são verdadeiramente espantosos, em muitas situações. Um exemplo disso mesmo é a Sony, que está a desenvolver um robot muito particular. Este tem capacidade de realizar microcirurgias, que requerem elevados índices de minúcia.
O teste mais recente foi feito com uma maçaroca de milho. Basicamente, o desafio colocado a este robot, ainda em período de testes, foi fazer uma cirurgia a um grão de milho. Podes ver, em baixo, o vídeo completo dessa mesma operação.
O robot da Sony pode ajudar a operar tecidos, nervos ou veias pequenas
Nas imagens acima, consegues ver a capacidade do robot em suturar o próprio grão de milho. Isto abre grandes perspetivas para aquilo que pode estar a caminho, já que o nível de precisão apresentado é impressionante.
Posto isto, em que é que este sistema pode ser útil, em particular? De acordo com a Mashable, este sistema robótico pode dar muito jeito para trabalhar com tecidos, nervos, ou até mesmo veias pequenas.
Ainda sobre o robot, existe um fator que assegura um nível de eficiência bastante interessante. Segundo a mesma fonte, este tem a capacidade de trocar automaticamente de instrumentos, enquanto está a intervir.
Isso faz com que o próprio tempo de cirurgia seja muito mais reduzido. Ainda que o foco principal de uma cirurgia seja a qualidade e não tanto a quantidade de tempo, a eficiência é sempre uma valência positiva.
De forma a obter resultados altamente satisfatórios, o robot da Sony encontra-se equipado com microdisplays OLED 4K. No fundo, estes permitem obter uma visão muito mais nítida e com uma ótima definição da área a ser intervencionada.
Como referido anteriormente, este protótipo ainda está em fase de experimentações. Este mais recente teste foi feito na Aichi Medical University, no Japão. Ainda assim, as expectativas são boas de que a Sony poderá oferecer este recurso nos próximos tempos.
A própria marca considera que esta tecnologia é necessária, face a uma escassez de profissionais dentro da área da saúde. No entender da Sony, o problema sente-se em todo o mundo.