Vê aqui o primeiro anúncio feito quase só pela IA Sora

Mónica Marques
Mónica Marques
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A Toys “R” Us pode estar a enfrentar desafios sobre a sua permanência na Europa, mas não desiste e agora pode estar a lançar uma nova tendência no mundo da publicidade.

A conhecida loja de brinquedos apresentou, esta semana no Festival Cannes Lions 2024, uma curta-metragem promocional feita quase na totalidade pela ferramenta IA Sora.

Imagem do novo anúncio feito por IA da Toys “R” Us
Girafa Geoffrey, a mascote da Toys "R" Us é um dos protagonistas do novo anúncio da marca feito com IA Crédito@Toys"R"Us

O vídeo está já disponível no site oficial da marca para ser visto por todos. Para conceber esta campanha, a Toys “R” Us juntou-se à agência criativa Native Foreign que, de acordo com a CNN norte-americana, “teve acesso antecipado à Sora” – ferramenta IA que converte texto em vídeo da OpenAI.

Neste anúncio de 66 segundos, seguimos o jovem fundador Charles Lazarus quando este teve a ideia de conceber uma loja de brinquedos. A acompanhar o jovem está Geoffrey, a mascote da marca que surgiu, pela primeira vez, nos sonhos de Charles Lazarus.

Para esta campanha, além da ferramenta IA Sora foram também utilizados efeitos visuais e uma banda sonora original. Estes dois últimos elementos não contaram com a participação de Inteligência Artificial generativa.

Como surgiu a ideia

Em declarações à CNN norte-americana, Kim Miller, CMO dos estúdios criativos da Toys “R” Us explicou como surgiu a ideia. A responsável revelou que depois de ouvir um grupo de contadores de histórias da loja de brinquedos, lembrou-se que o projeto seguinte podia envolver a história do fundador da conhecia marca.

Por sua vez, assim que a Native Foreign soube que seria uma das primeiras agências criativas a testar a ferramenta Sora, o Nik Kleverov, diretor criativo da agência, ligou a Kim Miller a propor trabalharem juntos.

“Tudo o que se vê foi criado com texto, mas alguns frames foram criados mais rapidamente enquanto outros necessitaram de mais interação”, explica Nik Kleverov.

Por sua vez, Kim Miller destaca o envolvimento humano em todo o processo e as muitas verificações, salientando que este foi “um processo educativo”.

Entretanto, nas redes sociais as reações foram muitas e dividem-se entre uma “visão fascinante do futuro” e “uma potencial perturbação do mercado de entretenimento digital”.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt