É já na próxima semana, a 9 de setembro, que a Apple vai apresentar oficialmente a nova geração iPhone 16. E será também já na próxima semana, em simultâneo, que a empresa de Tim Cook vai descontinuar modelos do seu smartphone icónico. E a lista não conta só com modelos mais antigos. A saber:
- iPhone 15 Pro (2023)
- iPhone 15 Pro Max (2023)
- iPhone 14 Plus (2022)
- iPhone 13 (2021)
Apple tem por hábito descontinuar modelos menos antigos
E esta não é a primeira vez que a Apple vai descontinuar modelo que não estão assim tão datados. No ano passado, com o lançamento da série iPhone 15, a empresa abandonou o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max.
Assim como em 2022, com o lançamento do iPhone 14, a Apple abandonou o iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max e ainda o iPhone 12 mini.
Mas temos boas notícias. Ainda que sejam descontinuados pela Apple, os modelos mais avançados do iPhone 15 vão continuar a ser comercializados por terceiros.
Melhor: o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão ser os únicos da sua série a terem capacidade para suportar os novos recursos IA Apple Intelligence.
Na prática, os modelos mais avançados da série iPhone 15 apenas não vão estar disponíveis para venda nas lojas e sites oficiais da Apple. Esta é uma estratégia comercial da marca para, supomos, não “ofuscar” a chegada dos novos modelos.
Mais equipamentos vão ser descontinuados
Mas não serão apenas modelos do iPhone que vão ser abandonados pela Apple. Também na próxima semana, com novos lançamentos, vamos dizer adeus a alguns smartwatches.
Mais especificamente, o Apple Watch Series 9, o Apple Watch Ultra 2 e ainda o Apple Watch SE 2.
No mesmo sentido que acontece com o smartphone, também os novos wearables ditam o abandono das gerações imediatamente anteriores.
Este ano como a empresa vai lançar uma nova versão SE, a antiga segue também para a linha de produtos descontinuados da marca.