Valve recusa ajudar a Apple na batalha contra a Epic Games

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple parece disposta a usar todas as ferramentas ao seu dispor na batalha contra a Epic Games. Ao que parece a empresa de Cupertino pediu à Valve dados da Steam que pudessem jogar contra as reclamações da Epic no processo judicial sobre práticas monopolistas na App Store.

Recentemente a Apple e a Valve entregaram uma carta em tribunal onde revelam que não chegaram a acordo sobre esta questão, com a última a recusar fornecer os dados pedidos pela tecnológica.

Valve não se quer meter entre Apple e Epic Games

Ao que tudo indica a Apple pediu informações sobre o desempenho financeiro anual da Valve, para além de dados sobre a disponibilidade de mais de 436 jogos. A intenção era medir a concorrência neste espaço, de forma a desmontar os argumentos e acusações da Epic.

A Valve recusou o pedido, argumentando que se tratavam de informações confidenciais e que isso colocaria um fardo considerável nos seus funcionários.

Mais ainda, a Valve indica que quem controla o preço e conteúdo dos jogos da Steam são as produtoras, por isso a Apple estaria a usar a Steam como uma forma mais fácil de aceder às informações que pretende.

Posição da Valve pode enfraquecer a Apple

Foi também deixado em aberto o debate sobre se a Apple precisa mesmo deste tipo de dados para vincar o seu ponto de vista, com o argumento da Valve não concorrer no mercado de lojas de aplicações para o formato mobile.

Caberá agora ao juíz responsável avaliar quem terá razão nesta troca de argumentos. Caso a Valve saia vencedora, a Apple fica sem acesso a dados que esperava poder usar em tribunal.

Essa hipótese poderá obrigar Cupertino a mudar de estratégia, mesmo que não tenha ficado clara a importância destes dados para o processo em questão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: primeira fotografia dos novos AirPods Pro pode ser esta
  • Vendas de smartphones cairam em Portugal em 2020. Mas a Apple destaca-se
  • Apple em apuros na Europa! Estúdio de Fortnite avança com queixa de práticas monopolistas
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.