A Valve é um dos nomes maiores da indústria gaming, mas não no que concerne a hardware. Embora ela já possua uma consola portátil, ainda não tem nenhuma consola capaz de rivalizar com os pesos pesados PS5 ou Xbox Series X.
Contudo, esse paradigma poderá mudar em breve. De acordo com rumores avançados por eXtas1se, a empresa norte-americana está já a desenvolver a sua primeira consola.
Valve prepara-se para entrar num mercado bipolarizado
Aquilo que a fonte em causa refere é que a Valve está a trabalhar em algo totalmente novo. Por outras palavras, não se trata de uma nova geração da sua consola portátil, a Steam Deck.
Ele fala numa consola para teres em casa ligada à televisão. No fundo, uma consola que pretende ser mais um rival para as líderes PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
O principal trunfo desta nova consola poderá ser a sua integração com a Steam. Imagina o que seria teres a tua biblioteca de jogos da Steam disponível também numa consola.
Tal já acontece na Steam Deck, com esta a complementar o próximo grande lançamento da Valve. No fundo, poderias usar a Steam Deck para jogares fora de casa, podendo voltar ao teu jogo, precisamente onde o deixaste, na tua sala de estar com uma consola "fixa".
eXtas1se refere ainda que a Valve está a desenvolver uma nova versão do Steam Controller e um novo headset de Realidade Virtual. Dois produtos que deverão ser compatíveis com a sua nova consola para uma experiência ainda mais impressionante.
Perante isto, importa relembrar que esta não é a primeira vez que se fala na possibilidade de a Valve estar a desenvolver a sua consola. Na altura, esses rumores diziam que tal era conhecido internamente como projeto "Freemont".
AMD pode ser a fornecedora do hardware da consola da Valve
A fonte já citada revela ainda que a Valve está a trabalhar em estreita colaboração com a AMD. Esta colaboração justifica-se com o desenvolvimento de um sistema com SteamOS otimizado para a tecnologia gráfica RDNA 4.
Ou seja, tal como a Sony e a Microsoft, a Valve deverá ter a AMD como fornecedora do hardware para a sua consola. Isso revela a seriedade com que a norte-americana está a encarar este projeto e quer que a sua consola possa rivalizar de igual parra igual com os dois grandes nomes do segmento.
Por enquanto, isto são apenas rumores e a Valve ainda não os comentou. Mas caso se concretizem, será interessante ter mais um concorrente sério no mercado e ver que influência pode ter nas suas rivais.