Valve já pensa na próxima versão da Steam Deck com melhorias no ecrã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Certamente inspirada pelo sucesso da Nintendo Switch, a Valve apresentou recentemente a sua primeira consola portátil. A Steam Deck será uma concorrente de peso para a consola nipónica ao conseguir correr todos os presentes na biblioteca oficial da Steam.

Ainda que a Steam Deck só chegue ao mercado no final do ano, a Valve já começa a olhar para a próxima versão da sua consola portátil. É ainda deixada a pista que a principal evolução deverá incidir sobre o seu ecrã.

Próxima Steam Deck poderá contar com ecrã 4K

A revelação é feita pelo design da Valve, Greg Coomer, em conversa com um dos seus colegas de profissão. Na sua troca de argumentos, o tema da resolução do ecrã da Steam Deck capta a atenção dos fãs.

Lawrence Yang afirma ser possível debitar imagem em 4K mesmo num produto com as dimensões da Steam Deck. Todavia, terão de ser feitos alguns compromissos para que essa proeza possa ser alcançada.

Estas declarações são já vistas como uma pista de que a próxima versão da consola da Valve virá com um ecrã 4K. Como é óbvio, nem tudo poderá ser perfeito e a empresa demorará o seu tempo até perceber se terá de sacrificar algum ponto importante em favor da maior resolução.

Relativamente ao desenvolvimento da nova versão, Greg Coomer afirma que a mesma já está a ser pensada. Se dependesse da vontade da empresa, a nova Steam Deck sairia para o mercado em poucos meses.

Há muita gente dentro da Valve que olha para a Steam Deck como uma plataforma pronta para ser constantemente atualizada. Porém, a empresa não o pode fazer a esse ritmo, pois tem de considerar as necessidades dos criadores de jogos e dos próprios jogadores.

Ainda não existe um esboço para o design da possível Steam Deck 2, mas já existem conversas nesse sentido. Portanto, uma nova consola portátil da Valve é realmente algo pelo qual podemos ansiar para o futuro.

Relativamente à Steam Deck já apresentada, esta apresenta-se mais potente que uma PlayStation 4, apesar do seu formato portátil. Isso é graças ao processador AMD Van Gogh APU, com CPU Zen 2 e núcleos RDNA 2 capaz de entregar uma potência de 2 TFLOPs.

O seu ecrã tem um formato 10:16 e entrega uma resolução de 1280 x 800 pixels. Conta com 16 GB de RAM LPDDR5 e um armazenamento de até 512 GB num disco SSD.

Os preços da Steam Deck começam nos 419 € para a versão com 64 GB de armazenamento e podem ascender aos 679 € para os 512 GB em SSD. Espera-se que a consola chegue às lojas a tempo do Natal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix Gaming já estreou na Europa com os primeiros jogos, mas há um senão
  • Nova PS5 Digital Edition já está à venda, mas ainda não a podes comprar
  • Nvidia confirma que a Shield TV não será atualizada para o Android 10
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.