Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Valve anuncia nova consola que pode ser o próximo pesadelo da PlayStation 5 e Xbox Series X

A Valve reentra no mercado das consolas com o regresso da Steam Machine. Poderá ser esta a grande ameaça à PlayStation 5 e Xbox Series X?

Steam Machine

O mercado das consolas acaba de receber uma nova proposta pela mão de uma empresa que poucos previam: a Valve. A empresa americana anunciou hoje o regresso da Steam Machine para concorrer com a PlayStation 5 e a Xbox Series X.

Sensivelmente uma década depois, a Valve fez renascer este produto, agora com uma promessa ligeiramente diferente. A Steam Machine original consistia numa gama de PC´s gaming compactos, mas agora temos algo muito mais semelhante a uma consola caseira.

Nova Steam Machine promete ser 6x mais poderosa que a Steam Deck

Há quem diga que a nova Steam Machine é uma versão melhorada da Steam Deck, desenhada para ser ligada a uma televisão. A verdade é que a consola portátil da Valve foi o termo de comparação usado durante a apresentação, prometendo que o novo sistema será 6x mais poderoso.

Para isso contribui o seu processado AMD Zen 4 com 6 núcleos de processamento. Este chega acompanhado por uma GPU AMD RDNA3 28CU e conta ainda com 8 GB de RAM GDDR6 VRAM ou 16 GB de RAM DDR5.

No que concerne ao seu armazenamento, a nova Steam Machine conta com opção de escolha entre 512 GB ou 2 TB. Em ambas as configurações, os jogadores poderão expandir esse espaço com um cartão microSD.

Em termos gráficos, a Valve promete que a Steam Machine suporta ray tracing e consegue correr jogos em 4K a 60 fps, mas há um senão. Para alcançar este patamar, é necessário ativar a tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution para fazer upscaling.

SteamOS será o seu sistema operativo

Um dos detalhes que ditou o insucesso da primeira aparição da Steam Machine foi o seu sistema operativo. Na época, esses equipamentos corriam uma versão de Linux, ficando aquém das expectativas e necessidades dos utilizadores.

Desta feita, a Valve apostou no seu SteamOS, um sistema operativo de uso fácil e intuitivo. Um software que tem evoluído de forma agradável nos últimos anos e ao qual os utilizadores da Steam Deck já estão habituados.

A Valve confirmou ainda que a Steam Machine será compatível com periféricos desenhados para PC, como ratos, teclados e até comandos. Por isso, os acessórios que tens para o teu PC poderão ser usados neste equipamento.

Nota ainda para o LED na parte inferior do seu corpo que pode ser alterado para apresentar uma cor sólida, animação ou o estado da consola. Ao que tudo indica, as suas placas também poderão ser substituídas para dar entidade própria a cada exemplar.

Para concluir, resta falar na disponibilidade e preço da Steam Machine. Este produto será lançado para as lojas na primavera de 2026, mas o seu preço ainda não foi revelado.

🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.