
Estamos em pleno período de férias para muitos portugueses e isso significa mais tempo fora de casa. Se estás num hotel ou restaurante, é normal que queiras usar redes Wi-Fi públicas para economizar o teu plano de dados móveis.
Não há nada de errado com essa prática, contudo, as redes Wi-Fi públicas podem trazer perigos para a segurança dos utilizadores. Ciente disso, a ANACOM partilhou alguns conselhos simples que irão ajudar-te a evitar problemas e a garantir a segurança dos teus dados.
Cuidados a ter quando te ligas a uma rede Wi-Fi pública
Um dos cuidados que deves ter sempre que procuras redes Wi-Fi públicas é a sua designação. Nomes genéricos, como "Free Wi-Fi" devem deixar-te alerta.
Encontrar uma rede Wi-Fi pública com palavra-chave nem sempre é sinónimo de segurança. Algo que nunca deves fazer quando ligado a uma rede pública é aceitar atualizações ou pop-ups suspeitos.
O que também deves evitar é o uso de aplicações que impliquem a introdução de dados de acesso a contas, como nomes de utilizador e passwords. Nunca sabemos quem pode estar a monitorizar essas redes públicas, precisamente com o intuito de recolher dados sensíveis para uso malicioso.
A ANACOM sensibiliza ainda os utilizadores a não partilharem ficheiros em redes públicas. De igual modo, não deves deixar o Bluetooth e/ou o Wi-Fi ligados em permanência.
Boas práticas para evitar surpresas desagradáveis
Depois daquilo que não deves fazer, vamos olhar para o que podes e deves fazer. Em primeiro lugar, confirma com os responsáveis de local o nome da sua rede Wi-Fi para garantir que não estás a entrar numa rede criada por malfeitores.
A utilização da autenticação de dois fatores é um conselho de segurança universal e aqui também se aplica. Sempre que possível, ativa esta opção em todas as tuas contas para dificultar o acesso de terceiros às mesmas.
Mantém o sistema operativo e as aplicações que usas constantemente atualizadas. Só desta forma terás sempre as correções de segurança mais recentes instaladas que te protegerão das ameaças mais recentes.
É ainda aconselhado o uso dos dados móveis sempre que possível quando estás fora de uma rede Wi-Fi confiável. Caso isso não seja possível, desliga-te sempre da rede quando já não necessitares dela.
Estes são pequenos conselhos que irão certamente ajudar-te a proteger os teus dados. Como muitas vezes se diz, o barato pode sair caro, por isso, evita riscos desnecessários.
Já agora, se quiseres construir uma rede Wi-Fi mais robusta em casa, espreita o nosso guia com os 5 melhores routers Wi-Fi. Estes podem substituir aquele que a MEO, NOS, Vodafone ou DIGI instalam na tua casa.