O sobreaquecimento de um telemóvel é sempre uma péssima notícia. Pelos vistos, quem tem tido muitos problemas dessa génese são os Google Pixel, de acordo com uma pesquisa feita pela Android Authority.
Trata-se de uma das fontes mais credíveis em Android e, num inquérito realizado aos leitores, fizeram a seguinte questão: o teu Pixel sobreaquece? Dos quase 2000 que responderam, 74,52% disseram que têm problemas nesse sentido.
Os processadores Tensor tendem a provocar sobreaquecimento
Não deixa de ser uma fatia muito significativa, principalmente para uma família de telemóveis que tem atraído tanta atenção e que irá lançar, em breve, o Google Pixel 9. A juntar ao preço que parece ser uma má notícia, ter esta perspetiva global também não é bom presságio.
Por isso mesmo, um dos pontos mais importantes acerca de qualquer telemóvel tem a ver com o processador. Muita da popularidade que a Qualcomm tem deve-se à grande eficiência dos seus chipsets, que asseguram, geralmente, um desempenho excecional.
No caso da Google, esta tem por hábito usar os chips Tensor. Não que isso seja o suficiente para o telemóvel não valer a pena comprar, porque há recursos bem interessantes dos Pixel. No entanto, os fãs foram rápidos a notar que havia maior tendência para sobreaquecer.
É possível que o Pixel 9 não vá ser muito diferente nesse aspeto
Uma prova disso mesmo é esta votação dos nossos colegas da Android Authority, que ainda contempla uma amostra considerável. Espera-se que o Pixel 9 também vá ter um Tensor G4, por isso, se imperar a lógica, é bem possível que o problema se mantenha.
Como refere a mesma fonte, a maior incidência de problemas até se faz sentir nos modelos Pixel 6, Pixel 7 e Pixel 8. Ao que tudo indica, este problema terá eventualmente um fim, até porque está no radar um Tensor G5 feito em comunhão com a TSMC.
Recorde-se que a TSMC é altamente especializada na produção de chips, tanto que trabalha diretamente com a Qualcomm na produção dos processadores Snapdragon.