Nos últimos tempos, têm vindo a circular rumores de que o Spotify poderia estar com intenções de introduzir anúncios na sua versão Premium. A boa notícia é que isso não vai acontecer e a confirmação é dada pelo próprio Spotify.
Numa publicação feita no X, antigo Twitter, o Spotify deu a confirmação que todos estavam desejosos de ler. Em poucas horas, a publicação já conta com perto de 3 milhões de visualizações.
No post, pode ler-se: “há um rumor a circular de que o Spotify está a colocar anúncios em músicas premium. Esse rumor é falso. A audição de música premium é e continuará livre de anúncios”.
O que poderá ter estado na origem dos rumores?
Os rumores acerca de anúncios no Spotify Premium ganharam particular relevância e uma prova disso mesmo é o próprio Spotify ter falado sobre o tema. Isto porque, de acordo com a Android Authority, alguns utilizadores da app foram relatando problemas na sua subscrição paga.
Supostamente, mesmo com o Premium ativado, os anúncios continuavam a aparecer, o que gerou alguma preocupação nos utilizadores. Perante as queixas, a aplicação sempre se foi justificando ao dizer que era um erro. Mesmo assim, os problemas continuaram a acontecer.
Recorde-se que o Spotify é uma das principais plataformas de streaming que ainda não cedeu à colocação de anúncios em serviços Premium. Um exemplo disso mesmo é a Netflix, que, mesmo disponibilizando o conteúdo pago, já vai colocando publicidade.
Também a Amazon Prime Video, numa lógica semelhante à Netflix, tem mostrado anúncios entre os conteúdos. Essa política já vai acontecendo em países como Estados Unidos, Espanha, Brasil, entre muitos outros. Portugal ainda não é um deles.
E os anúncios em podcasts?
Apesar do anúncio do Spotify, houve vários comentários à publicação a perguntar se o mesmo se aplicava em podcasts. Efetivamente, o post apenas menciona “audição de música”, não mencionando esse tipo de conteúdo.
“Mas porque ainda recebo anúncios em podcasts? Porque pago pelo Premium e só serve para música? Porque é que os meus podcasts também não são livres de anúncios?” - questiona o utilizador @FriendlyUPSMan, no X.
Este é só um de vários utilizadores que expressam a mesma dúvida. O Spotify ainda não esclareceu a situação.