Usas o Google Docs? Vais adorar a nova característica nos documentos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google atualizou ontem o nome do GSuite para Workspace, porém, esta novidade não chegou sozinha. Os famosos Google Docs trazem agora uma relevante novidade que vai conquistar muitos utilizadores.

Com a mais recente novidade, os utilizadores poderão "tagar" de forma simples outros utilizadores com um típico "@". Ainda assim, esta funcionalidade reage um pouco diferente do que estamos habituados nas redes sociais.

Como funciona a novidade do Google Docs

O Google Docs deixa-te colocar a informação de contacto logo depois de um "@". Ou seja, imagina que estás a escrever um documento para partilhar para dezenas ou centenas de pessoas e queres que um dos teus contactos seja adicionado ao documento, só precisas de o tagar com um "@nome", as informações e detalhes do contacto aparecem no documento.

Ou seja, a pessoa que é tagada não é propriamente notificada quando isso acontece. Ainda assim, sempre que tagas alguém o documento do Google Docs dá-te a possibilidade de criares um link rápido para partilha de documento. Ou seja, o google Docs entende que aquele tipo de ação normalmente leva à partilha de documentos.

Que tipo de utilização terá esta novidade

Mais que ninguém deves estar a pensar se esta característica resolve o teu problema ou não. Consigo imaginar situações onde este tipo de ação iria resolver a situação de deixar o "número de telefone e email" mais abaixo no documento de um contacto relevante.

Por exemplo, "fala com o @RicardoAlves sobre a situação em concreto". Se receberes aquele documento mas não tiveres o contacto do Ricardo Alves, só precisas de passar o rato por cima do nome para teres todos os detalhes.

Uma outra novidade é a galeria de imagens dentro de um link. Ou seja, o teu documento pode ser só texto e dentro de um link URL poderás "esconder" uma galeria de imagens. Ao abrires essa galeria tens um autêntico slideshow das imagens anexadas.

Estas novidades chegarão primeiramente a utilizadores Workspace (antigo Gsuite), contudo, acredita-se plenamente que os utilizadores sem esta subscrição também terão a novidade em breve.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13 poderá trazer finalmente uma redução nas dimensões da notch
  • Xiaomi MIUI 12 começa a chegar a mais smartphones. Esta é a lista
  • Qualcomm vai entrar no mercado dos smartphones gaming em nome próprio
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.