Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Usas Google Pixel? Vem aí um recurso que te poupa "dores de cabeça"

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se tens um telemóvel Google Pixel, então tens mais uma razão para “respirar de alívio”. Isto porque, ao que tudo indica, a marca está a lançar um novo recurso de segurança na linha de telemóveis Pixel.

De acordo com a Android Authority, o recurso em questão chama-se Live Threat Detection e, tal como o nome sugere, tem a capacidade de detetar eventuais ameaças, neste caso de apps, à segurança do teu dispositivo.

Já tínhamos ouvido falar deste recurso

Como destaca a fonte de informação referida, não é a primeira vez que ouvimos/lemos sobre esta ferramenta. A Google já havia feito uma apresentação desta nova funcionalidade do Play Protect, durante o evento I/O, que aconteceu em maio.

Na prática, sabemos que o Live Threat Detection analisa, de forma pormenorizada, todas as aplicações que te podem prejudicar. Assim, sempre que for detetado um possível agente de malware, serás notificado disso mesmo.

Quer isto dizer que recebes, ao vivo, informações sobre a segurança dos sites e páginas que frequentas. Espera-se que, no dispositivo, te apareça uma notificação a dar conta da necessidade urgente de proteger o teu telemóvel Google Pixel.

Live Threat Detection
Live Threat Detection (via Android Authority)

Esta vai-te encaminhar para o Play Protect, ajudando-te a remover a app perigosa do smartphone, tal como consegues ver em cima.

O que diz a Google sobre o assunto?

Citada pela Android Authority, a Google salienta que esta ferramenta consegue sinalizar apps maliciosas que “tentam muito esconder seu comportamento ou ficam inativos por um tempo antes de se envolver em atividades suspeitas”.

Ao que consta, o principal foco da Google, numa fase inicial, será nas apps que recolhem dados pessoais sem o aval do utilizador. Contudo, a Google refere que, em breve, pretende que o recurso também funcione com outras apps de malware.

Em jeito de nota final, a Google acrescenta ainda que esta funcionalidade não vai guardar os dados de nenhum utilizador. Espera-se que o Live Threat Detection vá sendo lançado, nos próximos tempos, nos telemóveis Google Pixel. A funcionalidade de segurança referida também deverá chegar a outros dispositivos Android em breve.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.