
As autoridades argentinas detiveram esta quinta-feira o fundador e único proprietário do popular site de streaming ilegal "Al Angulo TV". Era uma plataforma conhecida por transmitir de forma ilícita jogos de futebol nacionais e internacionais, bem como outros eventos desportivos de topo, como a Fórmula 1.
A detenção aconteceu após uma busca policial na casa do acusado, na cidade de Paraná, onde este tinha montado o seu "laboratório" de pirataria. Foram apreendidos computadores, telemóveis e outro equipamento tecnológico usado para roubar e retransmitir os sinais de vários canais. A investigação judicial foi impulsionada pela Alianza Contra la Piratería Audiovisual, em colaboração com um dos seus principais membros, a LALIGA, a liga de futebol profissional de Espanha.
O acusado, que nas redes sociais usava o cognome "Shishi", era conhecido pela sua atitude desafiadora. Numa publicação recente na rede social X, chegou a celebrar a marca dos 100 000 seguidores, afirmando abertamente que sabia que o que fazia era ilegal, mas que "ninguém o conseguia apanhar". Após uma investigação digital exaustiva, a polícia conseguiu identificá-lo e detê-lo.
Como funcionava o esquema
O esquema montado por "Shishi" era robusto. O "Al Angulo TV" operava com cerca de 14 domínios que funcionavam como espelho para replicar os conteúdos roubados. E tinha até lançado recentemente uma aplicação para Android, o que aumentou exponencialmente a sua popularidade.
Mas o mais grave é que, para além de veres futebol "à borla", estavas a colocar a tua segurança em risco. O site e a aplicação estavam programados para monetizar através de publicidade informal que expunha os utilizadores a ataques de malware, com o objetivo de infetar os teus dispositivos e roubar os teus dados pessoais. Os fundos arrecadados eram geridos através de carteiras de criptomoedas, que foram entretanto apreendidas pelas autoridades.