Universidade cria programa que deteta se os sites mentem nas políticas de privacidade

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Uma equipa de investigadores na Universidade de Waterloo no Canadá criou um sistema que visa proteger privacidade de utilizadores. Denominado de Mitigator, este programa verifica se o código dos sites corresponde às suas políticas de privacidade. O programa existe em formato de plugin para browsers.

Quando um site apresenta ao utilizador as suas políticas de privacidade, não significa que o site as cumpra na totalidade. Por exemplo, se um site requer um endereço de e-mail e isso não estiver descriminado nas suas políticas, o Mitigator vai notificar os utilizadores.

Ian Goldberg, um dos professores na Universidade de Waterloo, afirma que o Mitigator é uma ferramenta que beneficia os utilizadores e as empresas. Desta forma, os visitantes dos sites ficam a saber se o site está a ser honesto com as suas políticas.

Já sites que não tenham nada a esconder podem ficar descansados, sabendo que os utilizadores estão a enviar dados com conhecimento. Assim sendo, sites evitam estar envolvidos em escândalos de privacidade. Contudo, não é sabido quando será disponibilizado o Mitigator.

Mitigator pode "obrigar" sites e empresas a serem mais honestos

Escândalos de privacidade envolvendo empresas de tecnologia não são novidade. O Google, Facebook e Apple estão constantemente a surgir em notícias onde não foram transparentes com as políticas de privacidade.

Recentemente, estas empresas tem tentado fazer com que as políticas de privacidade sejam simplificadas, principalmente na Europa. Com o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), os sites passaram a ter que informar os utilizadores sobre a utilização de cookies, como temos visto em tempos mais recentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Carros da Tesla envolvidos em nova polémica face a privacidade dos condutores
  • Xiaomi dá uma solução questionável para a polémica sobre a privacidade dos utilizadores
  • CUIDADO: Usas (ou já usaste) ZOOM? Muda TODAS as tuas passwords
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.