Universidade cria programa que deteta se os sites mentem nas políticas de privacidade

António Guimarães
Comentar

Uma equipa de investigadores na Universidade de Waterloo no Canadá criou um sistema que visa proteger privacidade de utilizadores. Denominado de Mitigator, este programa verifica se o código dos sites corresponde às suas políticas de privacidade. O programa existe em formato de plugin para browsers.

Quando um site apresenta ao utilizador as suas políticas de privacidade, não significa que o site as cumpra na totalidade. Por exemplo, se um site requer um endereço de e-mail e isso não estiver descriminado nas suas políticas, o Mitigator vai notificar os utilizadores.

jkjkh

Ian Goldberg, um dos professores na Universidade de Waterloo, afirma que o Mitigator é uma ferramenta que beneficia os utilizadores e as empresas. Desta forma, os visitantes dos sites ficam a saber se o site está a ser honesto com as suas políticas.

Já sites que não tenham nada a esconder podem ficar descansados, sabendo que os utilizadores estão a enviar dados com conhecimento. Assim sendo, sites evitam estar envolvidos em escândalos de privacidade. Contudo, não é sabido quando será disponibilizado o Mitigator.

Mitigator pode "obrigar" sites e empresas a serem mais honestos

Escândalos de privacidade envolvendo empresas de tecnologia não são novidade. O Google, Facebook e Apple estão constantemente a surgir em notícias onde não foram transparentes com as políticas de privacidade.

Recentemente, estas empresas tem tentado fazer com que as políticas de privacidade sejam simplificadas, principalmente na Europa. Com o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), os sites passaram a ter que informar os utilizadores sobre a utilização de cookies, como temos visto em tempos mais recentes.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.