Universidade cria hologramas capazes de levitar objetos e reproduzir som (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Guardian News publicou no YouTube um vídeo a demonstrar uma tecnologia familiar mas diferente: tratam-se de hologramas em 3D que podem ser vistos de qualquer ângulo, manipular objetos e ainda reproduzir sons. Os hologramas foram criadores por investigadores na Universidade de Sussex, em Inglaterra.

Como o vídeo demonstra, através de várias colunas emitindo ondas sonoras, é possível levantar partículas do ar e transformá-las em objetos, através de feixes luz. Os investigadores pegaram ainda numa missanga de 2 milímetros de material leve e conseguiram fazê-la levitar com as ondas sonoras.

Como funcionam estes hologramas

Os investigadores construiram uma câmara, contendo os componentes necessários para reproduzir os hologramas. Conforme mencionado, as colunas estão posicionadas em cima e em baixo, emitindo ondas sonoras constantes, audíveis para o ouvido humano.

De seguida, temos emissores de feixes de luz LED que por sua vez iluminam o objeto ou as partículas, movendo-as rápido o suficiente para criar a ilusão de um objeto e assim reproduzindo o holograma na sua totalidade.

Com esta tecnologia, foi possível mover a missanga a uma velocidade de 32 quilómetros por hora, conseguindo "desenhar" imagens como borboletas e números, como demonstrado no vídeo. A partir de cerca de 20 frames por segundo, o nosso cérebro começa a intepretar o movimento com um só, em vez frames individuais.

O mais interessante desta tecnologia é que como estamos a falar de objetos reais que existem no espaço tridimensional, podem ser visto de qualquer ângulo. Os investigadores afirmam que o próximo passo será manipular as ondas sonoras de forma a que possam criar uma sensação tátil nos hologramas. O futuro é promissor.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nokia prepara-se para lançar a sua primeira Smart TV. Mas não é para todos
  • Tesla salva condutor de 'hater' que o tentou abalroar para fora da estrada! (vídeos impressionantes)
  • Android deixou de fazer cópias de segurança dos teus dados! Sabe como resolver
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.