União Europeia poderá obrigar a Apple a abandonar a entrada Lightning

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A União Europeia está a estudar um projeto de lei que obrigará à escolha de uma entrada padrão para todos os dispositivos eletrónicos. Tal como pode ler-se no comunicado libertado pelo órgão de soberania, esta lei aplicar-se-á a smartphones, tablets, e-book e outros.

Este projeto de lei poderá ser votado no próximo plenário do Parlamento Europeu. Significa que, em breve, ficaremos a saber se esta ideia irá mesmo para a frente.

Micro-USB, USB-C e Lightning são as propostas em cima da mesa

Estas são as três possibilidades que estão em cima da mesa. Os legisladores europeus terão de decidir qual destas opções deverá ser o padrão a seguir no futuro.

Tal como está escrita esta proposta, as empresas serão obrigadas a usar a mesma entrada em todos os seus equipamentos. Das opções em cima da mesa, o USB-C é aquela que está melhor posicionada, visto serem cada vez mais os equipamentos a utilizarem esta entrada.

Caso esta lei seja aprovada e escolhido o USB-C como padrão, a Apple terá mesmo de mudar a entrada nos seus iPhones. Uma decisão que terá de ser cumprida, pelo menos, em todos os modelos que a empresa expedir para a Europa.

Apple já saiu em defesa da entrada Lightning

Esta não é a primeira tentativa da União Europeia em padronizar as entradas para dispositivos móveis. Há um ano, a Apple argumentou que tomar uma medida destas iria "congelar a inovação".

A empresa norte-americana argumentou que o facto de já existirem mais de mil milhões de iPhones no mercado, esta lei levaria a um "nível sem precedentes de desperdício eletrónico". Um cenário que seria mau para o meio-ambiente, argumentou a empresa.

É possível que a Apple venha a debater-se novamente pela não aprovação desta proposta de lei. Os argumentos acima poderão ser novamente invocados pela gigante norte-americana.

Do ponto de vista do utilizador, seria muito vantajoso que uma lei destas fosse aplicada. Seria muito mais confortável se pudéssemos usar o mesmo cabo para carregar todos os nossos equipamentos. Aguardamos pelo desfecho desta história.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhones estão perto de registar um marco impressionante para a Apple
  • Apple Pencil pode "copiar" S-Pen da Samsung. Entende
  • Todos os vencedores dos Prémios 4gnews! De melhores smartphones a melhor operadora!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.