União Europeia diz quando será possível instalar apps fora da App Store no iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Como já referido várias vezes, a União Europeia obrigará a Apple a uma mudança drástica no iPhone. Ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais, o órgão europeu quer que a Apple abra o seu ecossistema e permita instalar apps fora da App Store, também conhecido como sideloading.

Embora a Apple continue a lutar contra esta legislação, a UE não quer dar mais tempo à empresa para efetuar esta mudança. Segundo a comissária Margrethe Vestager, isso terá de acontecer até 7 de março.

Apple tem até março para habilitar o sideloading de apps no iPhone

Vestager esteve esta semana nos EUA e aproveitou a viagem para se reunir com representantes de algumas empresas tecnológicas. Tim Cook foi um dos executivos com quem a comissária reuniu-se recentemente e um dos temas abordados foi a instalação de apps terceiras no iPhone.

iPhone aplicações
Créditos: Julio Lopez

Após a reunião, Vestager deu uma entrevista à Bloomberg onde clarificou a posição da UE face à Lei dos Mercados Digitais. A comissária deixou bem claro que empresas acusadas de monopólio terão até ao dia 7 de março para cumprir com a mesma.

Após a sua reunião com Tim Cook, Margrethe Vestager afirmou que transmitiu a mensagens de que a UE irá obrigar a Apple a cumprir com este prazo. O órgão europeu não tolerará mais manobras legais da Apple para adiar as datas para o cumprimento desta lei.

2 main points from my meeting w/ @tim_cook @apple ⬇️ 👉 compliance w/ #DMA, e.g. @Apple’s obligation to allow the distribution of #apps outside the @AppStore👉 ongoing @EU_Competition cases e.g. @AppleMusic pic.twitter.com/G2gP51IW8L

— Margrethe Vestager (@vestager) 12 de janeiro de 2024

Quer isto dizer que a tecnológica norte.americana terá de fazer uma mudança profunda no iPhone e noutros equipamentos até março. Por essa altura, o iOS 17 terá de permitir que os utilizadores possam instalar aplicações fora da App Store e outras lojas de aplicações terceiras.

Em novembro passado, a Apple iniciou outra incursão legal para contestar a designação da App Store como monopolista. A tecnológica americana afirma que a União Europeia olhou para a sua loja de aplicações como um só serviço ao invés de vários.

Ou seja, a Apple afirma que possui uma App Store para cada um dos seus equipamentos. Uma para o iPhone, outra para o iPad, outra para o Mac, outra para a Apple TV e outra para o Apple Watch.

Enquanto não chega uma deliberação acerca deste processo, fica a promessa da UE que o sideloading no iPhone será implementado até março. Veremos se esse prazo será efetivamente cumprido.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.