A União Europeia decidiu bloquear o lançamento do Bard na Europa, ainda que temporariamente, por questões de privacidade dos cidadãos europeus. A plataforma de inteligência artificial da Google que visa rivalizar com o Chat GPT vê o seu lançamento a ser adiado para ocasião posterior até que o regulador esteja satisfeito.
Sensivelmente três meses após a gigante norte-americana ter revelado ao mundo o potencial do seu chat bot ou robot de conversação, o Bard continua a ser uma miragem na Europa. Ao que tudo indica, a União Europeia optou por colocar um travão no seu lançamento, segundo avança o Politico. Recordamos, contudo, que o lançamento deveria ter lugar ainda esta semana.
União Europeia barra o lançamento do Google Bard
A razão primordial, do que se conseguiu apurar, prende-se com a Comissão de Proteção de Dados Irlandesa. A entidade terá decidido impedir o lançamento do Bard na Europa por "motivos de privacidade". Isto uma vez que a Google não conseguiu detalhar os seus planos para cumprir com as normas de proteção de dados da UE.
Chegada atrasada do Google Bard à Europa
Apesar de ser possível usar o Google Bard na Europa, ao usar uma outra localização virtual, por exemplo, certo é que oficialmente o rival do ChatGPT não está disponível no nosso continente.
Para já, aliás, não temos uma data conhecida para a disponibilização oficial do Bard, estando esta pendente da solução das questões colocadas pelo organismo regulador.
Atualmente, note-se, o Google Bard está disponível em mais de 180 países e territórios distintos. Aliás, a própria Google já afirmou que lançará este seu chatbot na Europa logo que possível.
A promessa, em maio último, referia um "lançamento responsável" nos países da União Europeia. Teremos assim que esperar mais um pouco pela sua disponibilidade geral no nosso território.
Privacidade no cerne das preocupações da União Europeia
A responsabilidade, porém, segundo os reguladores da UE, não foi suficientemente acatada pela tecnológica norte-americana, tendo-se assim suspendido o seu lançamento na Europa.
Todavia, tal como avança um porta-voz da Google à publicação Business Insider, a tecnológica está a colaborar com a Comissão de Proteção de Dados no sentido de agilizar esta questão.
Portanto, ainda que de momento continuemos privados do Bard, o objetivo de lançamento na Europa mantém-se. Entretanto, temos sempre a paradigmática alternativa do ChatGPT amplamente disponível na Europa.
Editores 4gnews recomendam: