O Youtube continua a criar incentivos para os seus utilizadores transitarem para a sua modalidade paga. Uma das estratégias mais recorrentes tem que ver com a repressão dos bloqueadores de anúncios, mas agora parece estar na calha uma medida mais controversa.
Velocidade de reprodução no Youtube pode passar a ser paga
Tal como nos reporta um utilizador no Reddit, o Youtube parece estar a testar a reação dos utilizadores à transição de uma função que sempre foi gratuita para o regime pago. A função em causa é a escolha da velocidade de reprodução do vídeo.
O utilizador que denuncia este aparente teste afirma que o Youtube dividiu aleatoriamente os utilizadores em dois grupos. Os colocados no grupo A continuam a ter acesso livre à velocidade de reprodução, o passo que para os colocados no grupo B é necessária uma subscrição Premium.

Ele consegue comprovar esta realidade porque possui duas contas no Youtube. Numa delas ele continua a ter acesso livre às opções da velocidade de carregamento, ao passo que na outra não.
Isto significa que a distribuição dos utilizadores é feita de forma aleatória e não está relacionada com o tipo de conta, dispositivo ou região. Ele especula que esta medida foi tomada como teste para perceber se os utilizadores estão dispostos a comprar o Premium só por isso.
Os motivos que estão na base desta medida são, naturalmente, desconhecidos. Para já, a Google ainda não fez nenhum comentário oficial sobre este tema que está a criar algum desconforto junto da sua legião de utilizadores.
O Youtube Premium proporciona diversas vantagens que os utilizadores gratuitos não possuem. Desde a possibilidade da reprodução em segundo plano, reprodução offline ou ausência de publicidades esses são motivos válidos para pagar pela experiência.
Contudo, teres de pagar uma mensalidade para poder abrandar ou aumentar a velocidade de reprodução de um vídeo, especialmente quando isso sempre foi grátis, é questionável. Esperemos que esta medida não se concretize.
Promoção do dia
O seu período de avaliação Premium terminou
