Uma câmara frontal na lateral? Uma ideia parva mas com alguma lógica! (opinião)

Filipe Alves
1 comentário

A OPPO lançou uma patente que nos está a deixar a pensar. Isto porque a empresa asiática descobriu um novo local para colocar a câmara frontal. E não está tão parvo quanto parece.

A OPPO faz parte da BBK Eletronics, a mesma empresa que também detêm a OnePlus e Realme. Ou seja, é possível que uma destas marcas possa num futuro apresentar um smartphone com tal ideologia.

Câmara frontal do smartphone na lateral e pop-up

Patente OPPO smartphone câmara frontal

Já não chega ter a ideologia de pop-up, esta patente revela que a câmara frontal poderá ser lateral. Ou seja, em vez de colocar a câmara frontal na parte superior com o mecanismo de pop-up, a OPPO aproveita as câmaras traseiras para a fazer sair desse pequeno casulo.

Isto é, quando a câmara frontal é ativada, a câmara "sai" da câmara traseira e aparece na lateral. Assim que terminas de utilizar a câmara, esta volta parta o pé das outras.

Esta câmara ocupa menos espaço interior

Patente OPPO smartphone câmara frontal

Uma das principais preocupações da OPPO para colocar ali a câmara frontal será libertar um pouco mais de espaço na parte superior. Dessa forma, consegue juntar todos os sensores fotográficos no mesmo local. Não é uma má ideia.

Ainda assim, não deixa de ser um local pouco habitual para a câmara frontal. Se olhar para a câmara na parte inferior do smartphone já era estranho, imagino o que será olhar para o lado.

Uma patente é apenas isso!

Todavia, temos de pôr os pés no chão. Por muito que uma patente seja prometedora ou entusiasmante, temos de aguentar a nossa pressão cardíaca. Isto porque nada garante que a fabricante alguma vez a fará.

A patente serve para a fabricante salvaguardar uma tecnologia que demorou a pensar, desenvolver e executar. Para nós, meros utilizadores, serve para sabermos no que as marcas estão a trabalhar.

Está na hora de esquecer pop-ups e notches

Por muito que esta patente seja diferente e que a gostasse de ver no mercado, continuo a achar que esta não é a solução concreta. A OPPO, Vivo, Xiaomi e Samsung já todos trabalham na câmara dentro do ecrã e invisível a olho nu. Esta é a ideolgia a tomar.

A câmara na lateral até tem a sua lógica, contudo, não me vejo a ter de olhar ligeiramente para o lado para tirar uma selfie. Algo que também não acontecia no Mi Mix com o seu posicionamento na parte inferior do smartphone.

Por muito que não queirámos o Ser Humano é um animal de hábitos e com tantos anos com a câmara na parte superior do smartphone, não me parece que a introdução lateral venha a ser um sucesso.

Contudo, vale a pena frisar que tem lógica a sua introdução lateral. Como referi acima, poupa consideravelmente muito espaço dentro do smartphone.

Em suma, é uma patente engraçada mas que não me acredito que a vejamos num smartphone "real". Se o virmos, continuo a acreditar que não será esta medida que fará do smartphone mais desejável. Talvez se este tipo de equipamento tivesse chegado há um ou dois anos as coisas tinham sido diferentes.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.