Um smartphone com ecrã extensível? sim, pode ser esse o futuro

Mónica Marques
Comentar

Foi agora detetada uma patente da fabricante chinesa Vivo que mostra um smartphone com ecrã extensível.

Esta característica tão peculiar pode ser o futuro dos smartphones e vir a substituir os modelos dobráveis que começam agora a afirmar-se no mercado.

O deslizamento do ecrã do terminal Vivo pode ser automático ou manual

Vivo ecra extensivel
O ecrã do smartphone Vivo deslia da direita para a esquerda Crédito@91Mobiles

O site 91Mobiles detetou uma patente da Vivo com um novo modelo de smartphone bastante invulgar. Tudo porque a patente registada em maio de 2021 na Organização Mundial de Propriedade Inteletual revela um terminal com ecrã extensível.

A patente foi agora detetada pelo referido site e pertence à marca chinesa Vivo. Na documentação é possível visualizar o conceito de ecrã deslizante ou extensível. Pelo que nos é dado a perceber pelos desenhos da patente, o ecrã é extensível da direita para a esquerda, fornecendo assim espaço adicional ao utilizador.

De acordo com a mesma documentação, é possível recolher o ecrã da mesma forma – neste caso da esquerda para a direita – para que o smartphone volte à forma original. O deslizamento do ecrã é possível, graças a um motor integrado que, uma vez acionado, faz o processo de forma automática.

Aplicações como a câmara do smartphone podem acionar automaticamente o deslizamento do ecrã

Oppo extensivel
Atualmente, não está disponível no mercado nenhum modelo de ecrã extensível Crédito@91Mobiles

Mas o ecrã também pode deslizar de forma manual. Nesse caso, terá a ajuda preciosa de uma espécie de gatilho físico que o utilizador deve acionar. Pelo o que nos é dado a entender nos desenhos da patente, o ecrã pode deslizar automaticamente quando uma determina aplicação é ativada.

Por exemplo, se o utilizador acionar a configuração de câmara traseira tripla deste smartphone Vivo, o ecrã automaticamente vai deslizar da direita para a esquerda, deixando a descoberto o módulo de três sensores.

Design deslizante da Vivo é semelhante ao terminal OPPO X 2021 Rollable Concept

OPPO X 2021 Rollable Concept
A OPPO registou 122 patentes para o seu smartphone de ecrã extensível Crédito@Gizmochina

Mas a chinesa Vivo não é a primeira fabricante de smartphones a apresentar um equipamento com ecrã extensível. Esse título pertence à OPPO que no ano passado, no edição do seu evento Inno Day, apresentou um modelo com ecrã extensível.

Designado por OPPO X 2021 Rollable Concept, o terminal expandia o seu ecrã de 6,7 polegadas para 7,4 polegadas, apresentando assim uma solução para evitar os vincos que se formam nos ecrãs dos smartphones dobráveis.

Apesar de o conceito ser inovador e bastante apetecível por evitar os referidos vincos nos ecrãs do smartphones, as marcas parecem preferir apostar nos modelos dobráveis, havendo previsões de que o ano de 2022 será repleto de novidades neste nicho de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.