Uhans A101 Review | O tal de tributo à NOKIA

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Nos dias de hoje temos visto mais originalidade das marcas Chinesas nos seus equipamentos, infelizmente, este não é o caso. O Uhans A101 é destinado a um público muito especifico e se não andas à procura de um segundo smartphone ou um equipamento para pequenas coisas, esta review não te vai melhorar a vida.

Este é um equipamento orgulhosamente declarado como gama-baixa e desde o seu preço até à sua construção, em nada vais encontrar a ideia premium.

Eu utilizei este smartphone para o meu segundo cartão por mais de uma semana e as minhas conclusões são as seguintes:

Design e qualidade de construção

Pois... Num parágrafo acima dei um resumo da minha opinião da construção deste equipamento. Mas antes de ser duro com ele terás de perceber que este é um smartphone que ronda os 50/60€ por isso as tuas expectativas não podem ser as melhores.

O telefone é todo ele construído em plástico e embora mostre bons acabamentos, está longe de se sentir orgulho em tirar o equipamento do bolso. A Uhans referiu que este era um tributo à Nokia e embora não me tenha caído nenhuma vez o dispositivo realmente parece robusto.

Sabe mais sobre preços e revendedores

A nível de design, temos de admitir que este é um Samsung Galaxy S7 mal acabado. Está longe de mostrar uma qualidade idêntica, mas aquelas linhas não enganam ninguém.

O smartphone conta com 5" polegadas e neste aspecto tenho de admitir que o considerei super interessante para utilização com apenas uma mão.

Performance e User Interface

Este é um dos factores que tive medo mal soube que ia receber este equipamento para review. Estamos em 2016 e a maior parte dos equipamentos já nos oferecem 2GB de RAM, que no Android já não é muito, quando olhei para a ficha técnica e vi 1GB de RAM, questionei-me seriamente sobre o smartphone.

Para ser claro, não podes esperar que este smartphone seja rápido. O equipamento não apresentou bugs, mas a lentidão de multi-tasking é evidente e se utilizares aplicações como o Facebook ou mesmo o Facebook messenger, vais ver que trocar de uma app para a outra vai demorar mais do que o normal.

Sabe mais sobre preços e revendedores

Algo que a Uhans fez bem feito neste Uhans A101 foi o facto de nos dar um User Interface bastante simples e idêntica ao Stock Android. O smartphone não tem especificações para mais e fico feliz que a marca não tenha insistido em tal.

Acabei por instalar o Google Now Launcher e fora aquelas esporádicas lentidões de multi-tasking tudo corria como era suposto.

  • Ecrã de 5″ polegadas IPS
  • Resolução HD 720p
  • Processador MediaTek MT6737
  • 1GB de memória RAM
  • 8GB de armazenamento interno
  • Expansão MicroSD com mais 64GB
  • Bateria de 2480 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow
  • Câmara principal 8MP
  • Câmara frontal de 2MP

Ecrã

O ecrã é de 5" polegadas IPS HD e a qualidade é a esperada no que toca a qualidade de imagem. Não terás contrastes belíssimos mas poderás contar com alta-qualidade de imagem. De referir que o haptic feedback também não é dos melhores e escrever uma mensagem neste smartphone pode ser uma tarefa cansativa.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Vale a pena falar? O equipamento é um budget phone no global e aqui nada surpreende. As câmaras estão muito longe de ter uma qualidade que considere aceitável.

Temos ruído de dia, temos ruído de noite, é super complicado focar uma imagem e tirar uma boa fotografia é literalmente uma utopia. Com sorte, em 5 ou 6 fotografias ao mesmo objecto lá conseguirás sacar uma que se aproveite, mas nada que te vá relembrar o momento com qualidade. Tanto na câmara principal como frontal. Se procuras um smartphone barato mas com uma câmara aceitável, este não é o smartphone para ti.

Autonomia

Este é um aspecto que deve ser bem analisado. Se o smartphone for para utilizar diariamente com aplicações e com utilização normal, ficarás sem bateria no final do dia, porém, se o utilizares como segundo smartphone para umas chamadas e pouco mais, vais ver que conseguirás fazer 3 dias de bateria.

Sabe mais sobre preços e revendedores

Extras

Infelizmente este smartphone não nos traz leitor de impressões digitais, algo que a concorrência começa a oferecer. A qualidade de chamadas também não é das melhores, se utilizares em alta-voz vais sentir dificuldade em ter uma conversa sem quebras, se usares o auscultador numa boa zona de rede deverá ser ok. Nada demais, mas o suficiente para a conversa ser fluída.

Conclusão

Infelizmente este smartphone não me surpreendeu. A Uhans já o fez anteriormente com o Uhans S1, mas este smartphone não oferece os mínimos para ser um equipamento diário.

Sabe mais sobre preços e revendedores

Como disse, se tiveres a olhar para um equipamento barato e para poucas coisas, este é o bad boy que deves escolher, caso contrário junta mais uns trocos e verás que ficarás mais satisfeito.

Vê outras reviews:

Apple iPhone 7 Review Português | Um passo não tão surpreendente

UMi Max Review / Análise Português – Tudo o que precisas de saber!

Leagoo M5 Review Português | Valerá os 60€ ?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.