Na próxima terça-feira, dia 7 de junho, os países da União Europeia devem finalmente chegar a acordo para a implementação de uma porta de carregamento única, baseada em USB-C, em todo o espaço europeu.
Apesar das críticas expressas desdeo primeiro momento, a Apple terá de ceder e abandonar a porta Lightning, pelo menos, nos países membros da União Europeia.
Carregamento único deve estar totalmente implementado até 2025
A agência Reuters está a noticiar que na próxima terça-feira, 7 de junho, os países da UE e respetivos legisladores vão reunir-se para debater a proposta de carregamento único para smartphones, tablets e auscultadores.
De acordo com a agência de notícias, será nesta reunião que todos os membros da UE vão finalmente chegar a acordo para a implementação de uma porta única de carregamento, baseada no padrão USB Tipo-C.
Recorde-se que esta proposta surgiu há mais de uma década, depois de alguns utilizadores de Android e iOS terem mostrado desagrado por serem obrigados a utilizar carregadores diferentes para cada equipamentos eletrónico.
Parece que será nesta reunião que os países da UE vão, por fim, conseguir chegar a acordo nesta questão. Mas existem outras questões que dividem as opiniões dos vários países. A ideia inicial é que em 2025, o carregamento único esteja implementado na totalidade, mas nem todos os membros da UE concordam com esta data limite, estando a exigir um período mais longo devido a questões técnicas.
Carregamento único na UE não afeta apenas a Apple
Outra das questões que se coloca é se os laptops devem ser incluídos nesta lista para o carregamento único ou não. A serem abrangidos pela futura legislação, marcas como a Samsung e a Huawei podem ser tão afetadas, como a Apple será com os seus equipamentos móveis.
Aliás, desde o primeiro momento que a empresa de Cupertino tem sido uma das maiores vozes críticas a esta medida, alegando que irá originar mais lixo eletrónico. Ironicamente, a legislação europeia para o carregamento único pretende exatamente reduzir a produção deste tipo de lixo.
Mas se, no próximo dia 7 de junho, os países da União Europeia chegarem a acordo, a Apple terá de ceder e, no espaço europeu, terá de disponibilizar os seus equipamentos iOS com portas USB-C incluídas.
E parece que a empresa de Cupertino poderá até lançar os seus equipamentos com USB-C incluído antes do prazo limite previsto pela UE. Segundo alguns rumores, o iPhone 15, que deverá chegar em 2023, pode abandonar a porta Lightning para incluir uma porta USB Tipo-C.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple pode estar a preparar um novo mecanismo de pesquisa
- iPad vai ser mais Mac e menos iPhone com o iPadOS 16
- iPhone 14: mais uma especificação revelada