A Uber acabou de lançar o seu relatório de segurança que inclui alguns detalhes financeiros sobre as operações da empresa. Um deles são os valores pagos pelas licenças.
Mais especificamente, o valor que a empresa de transporte privado paga à Google para utilizar a plataforma que os sustenta: Google Maps. O relatório indica que a Uber pagou 58 milhões de dólares entre Janeiro de 2016 e Dezembro de 2018.
Um valor de 58 milhões de dólares parecem meros trocos para a Google. A empresa trouxe cerca de 39.2 mil milhões de dólares em receitas apenas num dos trimestres de 2018.
A Uber conseguiu um excelente negócio com o Google Maps
No relatório, a empresa de transporte privado afirma que o Google Maps é uma parte fulcral da sua operação. Embora existam alternativas de GPS como o Waze, nenhuma oferece a solução globalizada do Maps.
Uma afirmação óbvia, visto que o Google Maps é a app de GPS mais utilizada e tem inclusive, integração com a Uber. Podes chamar directamente um carro Uber pelo Maps.
Contudo, a Uber afirma que continua a perder dinheiro e que nunca farão lucro. As receitas de 11.27 mil milhões de dólares em 2018 podem indicar o contrário mas se a empresa o diz, como podemos contrariar?
Como é que a Uber conseguiu tal negócio?
A Uber paga pouco pelo Google Maps por duas razões principais. Em primeiro lugar, a Google beneficia do valor pago diretamente mas também da publicidade.
O relatório da Uber indica que 1.5 mil milhões de viagens dos últimos meses de 2018 foram feitas através do Google Maps. Esse factor trouxe vários novos visitantes à plataforma.
A outra razão é a percentagem de 5.2 que a Alphabet tem na Uber. Portanto, existe aqui uma parceria amigável entre as empresas. Todos ganham com esta situação.
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