Uber lança nova forma de viajar que queremos ter em Portugal

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Aparentemente, a Uber está com intenções de se tornar uma aplicação ainda mais sustentável. Por esse motivo, há uma atualização que está a ser feita na app, que tem o objetivo de ir eliminando a pegada dos combustíveis fósseis.

Na prática, há um update da secção chamada “Uber Green”, que é dedicada a motoristas que tenham carros elétricos ou híbridos. De acordo com a Phone Arena, sabe-se que há um novo recurso que vai ser estreado em 12 cidades dos Estados Unidos, que permite escolher apenas andar em carros elétricos. Inicialmente, o recurso estará nestes locais: Nova Iorque, Los Angeles, New Jersey, Filadélfia, San Francisco, Denver, Phoenix, San Diego, Orange County, Sacramento, Las Vegas e Palm Springs.

Outros mercados onde esta nova ferramenta chegará

Para além das cidades norte-americanas referidas, também sabemos que o novo serviço da Uber vai estrear-se na França, na Austrália e na Nova Zelândia. Recorde-se que o Uber Green já tem cerca de 4 anos e teve um impacto evidente, desde o seu lançamento.

Uber App Logo

Quer isto dizer que, antes do seu lançamento, só havia 10.000 motoristas com carros elétricos na plataforma. Hoje em dia, são mais de 182.000 que têm este tipo de automóveis. É claro que, neste período, o setor também cresceu bastante, mas não deixa de ser um facto curioso.

Efetivamente, seria uma ferramenta que gostávamos de ver em Portugal. Isto porque ter mais opções de escolha é sempre uma coisa positiva. Certamente que muitos users não se importam de viajar em carros a gasolina ou híbridos, mas mais vale poder escolher do que ter opções limitadas, na lógica do utilizador. Ainda assim, não há qualquer informação sobre uma eventual data de chegada.

Uber também vai apostar em Inteligência Artificial (IA)

Segundo a mesma fonte, outro aspeto em que a Uber pretende investir é na IA. Neste caso, sabemos que a aplicação pretende dar aos motoristas a possibilidade de falar com um assistente de IA na app, para obter conselhos sobre o sítio onde conduzem.

De facto, pode ser útil, por exemplo, para evitar determinadas zonas, ou para saber quais são os sítios onde a probabilidade de “cair” viagens é maior.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.