O Twitter morreu! Longa vida ao X… mas parece que a reformulação da rede social pode trazer problemas a Elon Musk.
Tudo porque, tanto a Microsoft como a Meta, têm direitos de propriedade intelectual sobre a letra “X”.
Reformulação do Twitter pode levar a conflito entre Elon Musk, Meta e Microsoft
Pouco tempo depois de ter sido anunciada, a reformulação do Twitter estava já online com o “X” em destaque a mostrar a nova “cara e personalidade” do quase extinto Twitter. Mas esta “cara nova” da rede social pode trazer problemas complicados a Elon Musk.
Tanto a Meta como a Microsoft detêm, atualmente, direitos de propriedade intelectual sobre a letra “X”. Por essa razão, no futuro Musk poderá ter de travar uma batalha judicial com estes gigantes para defender a nova imagem da plataforma social.
De acordo com o advogado especialista em marcas registadas, Josh Gerben, “há quase 100% de probabilidades de o ex-Twitter ser processado por alguém”, uma vez que existem “quase 900 registos ativos de marcas nos Estados Unidos da América que abrangem já a letra X”.
Os proprietários destas marcas registadas podem alegar que a utilização do “X” pode causar confusão ao consumidor e, a partir desta infração, mover o processo judicial. As sentenças podem incluir multas de valores elevados e até mesmo bloquear o uso do motivo de infração – que, neste caso específico, seria o “X”.
Desde 2003 que a Microsoft tem uma marca registada X relacionada com o seu universo gaming da Xbox. Já a Meta, em 2019, registou uma marca com a letra “X”, pintada de azul e branco, para ser utilizada nas áreas de software e redes sociais.
Até agora, os três envolvidos – Elon Musk, Meta e Microsoft – não comentaram publicamente este assunto. Alguns especialistas jurídicos de marcas registadas consideram mesmo que as duas empresas high-tech não vão avançar para já com processos sobre o ex-Twitter… pelo menos, enquanto não se sentirem ameaçados de que a nova plataforma de Elon Musk crie confusão na mente dos utilizadores.
Editores 4gnews recomendam: