O Twitter está a atualizar as suas regras no que concerne a teorias de conspiração. A rede social irá remover publicações (tweets) que incentivem atividades relacionadas com a recente teoria de conspiração em que as torres de antenas 5G são transmissores do COVID-19, o novo coronavírus.
Mais especificamente, publicações que incitem as pessoas a tomar ação serão removidas. O anúncio foi feito, ironicamente, no próprio Twitter, onde a empresa afirma que estas teorias incentivam o vandalismo de torres e a desinformação sobre o COVID-19.
Sendo o Twitter uma rede social com um poder bastante polarizante na sociedade e na política, esta é uma medida de alta importância. Adicionalmente, publicações que incitem ao pânico como falta de recursos e mantimentos estarão também sujeitas a remoção imediata na plataforma.
Conspiração do COVID-19 e 5G já causaram atos graves de vandalismo
Conforme avançou a Associated Press, foram registados 50 fogos no Reino Unido relacionados com atos de vandalismo. Os criminosos atuam sobre torres de antena e outros equipamentos de infraestruturas de telecomunicações. Os ataques ocorreram durante o mês de março.
Estamos numa época da sociedade onde a informação é de fácil acesso, seja verdadeira ou as "fake news". Assim sendo, é de extrema importância que redes sociais como Twitter e Facebook façam o possível para que incitações a violência ou vandalismo proliferem.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp e OMS trazem pack de stickers em resposta à pandemia
- Messenger Kids chega ao Brasil em Android e iOS. Portugal volta a ficar de fora
- Vivaldi. Navegador já tem versão estável no Android que vais querer experimentar