O X (antigo Twitter) – que recentemente foi alvo de investigações em França – começou a alertar os utilizadores sobre uma mudança importante na forma de login. A empresa está a migrar todas as autenticações para o novo domínio x.com, e planeia desativar definitivamente o twitter.com.
Nesse sentido, conta oficial de Segurança do X, explica que todos os internautas cujas contas tenham autenticação de dois fatores (2FA) ativa (nomeadamente passkeys ou chave de segurança) terão de registar-se novamente até 10 de novembro de forma a que a chave possa ficar associada ao novo domínio.
A empresa assegura que esta situação não está relacionada com nenhum incidente que tenha colocado em causa a privacidade dos utilizadores.
Trata-se apenas de uma migração técnica necessária para consolidar o novo endereço x.com. As aplicações de autenticação continuarão a funcionar sem alterações.
O que acontece a quem não se registar?
Quem não o fizer até à data limite ficará temporariamente sem conta até atualizar o método de 2FA, escolher uma opção diferente ou desativar a autenticação de dois fatores.
A descontinuação do twitter.com pode causar falhas em links antigos, conteúdos incorporados e automações que ainda apontam para o domínio anterior. Além disso, quem falhar o prazo de 10 de novembro, vai ficar sem acesso à conta até atualizar a autenticação.