A Meta, outrora Facebook, tem grande parte do domínio das redes sociais. Com os consolidados Facebook e Instagram, prepara-se para entrar num novo campo. Vai lançar uma nova app do Instagram chamada Threads. Parece confuso, mas não é.
Embora a Meta lhe chame "uma app do Instagram", a Threads será uma nova alternativa ao Twitter. A julgar pelas imagens partilhadas na App Store, os utilizadores poderão fazer login a partir do Instagram, e assim manter o seu nome de utilizador. Além disso, também poderão encontrar por lá os seus seguidores e outra informação da sua conta.
Threads será semelhante ao Twitter, mas com ligação a partir do Instagram
Esta rede social é descrita como a app do Instagram para conversas baseadas em texto. Já aparece pré-listada na App Store dos Estados Unidos, com lançamento anunciado para esta quinta-feira, 6 de julho. Também foi listada na Google Play Store, embora neste caso sem lançamento anunciado. No entanto, não deve chegar já a Portugal.
“A Threads é onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para ti hoje até ao que estará em alta amanhã. Não importa o teu interesse, podes seguir e ligar-te aos teus criadores de conteúdo favoritos e outras pessoas com as mesmas paixões — ou criar um público leal para partilhar as tuas ideias, opiniões e criatividade com o mundo”, pode ler-se na descrição da app.
Esta app terá uma interface semelhante à do Instagram, mas também com alguma inspiração no Twitter. Lá os utilizadores poderão fazer publicações escritas, adicionar imagens, e gostar ou partilhar publicações de outros. Ao que é indicado, a Meta vai usar o protocolo de redes sociais usado pelo Mastodon, o ActivityPub.
Esta rede social não poderia surgir com um melhor timing para a Meta. Desde que Elon Musk tomou as rédeas do Twitter, a instabilidade na plataforma tem sido recorrente. E nos últimos dias foram mesmo anunciadas mais restrições na rede social. São vários os utilizadores a procurar alternativas, como o Mastodon ou o BlueSky (de um dos fundadores originais do Twitter). A Threads será mais uma alternativa.
Editores 4gnews recomendam: