Twitter implementa novas alterações para combater o spam

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Twitter tem durante os últimos tempos dado prioridade ao combate ao spam e contas falsas na sua plataforma. A mais recente medida foi tomada ontem, reduzindo o limite de utilizadores que podes seguir num dia de 1000, para 400.

O grande objetivo desta medida é eliminar os spammers que utilizam estratégias ilícitas para tentar fazer crescer as suas contas da forma mais rápida possível. Uma dessas estratégias era seguir o máximo de utilizadores possível, no menor tempo possível. Durante esse processo, não existia nenhum tipo de seleção no que respeita aos utilizadores seguidos.

Estas ações por parte do Twitter já acontecem há algum tempo. Recentemente a empresa baniu muitos serviços que ofereciam aos utilizadores a possibilidade de seguir um grande número de utilizadores com apenas um clique. O mesmo acontecia para o efeito oposto, deixar de seguir pessoas que não te seguiam.

Twitter continua a dura batalha contra os spammers e contas falsas

Durante muito tempo, esta foi a estratégia de eleição para muitas pessoas e até mesmo empresas, conseguirem crescer a sua base de seguidores num curto espaço de tempo. Muitas vezes, utilizadores acabam por retribuir com um "follow" simplesmente por uma questão de cortesia.

Este tipo de aplicações ofereciam um variado tipo de ferramentas que tinha como objetivo ajudar os utilizadores a crescerem as suas contas do Twitter quase de forma automática. Sem grande surpresa, todas estas ferramentas violam gravemente os termos e condições da rede social.

No entanto, erradicar este tipo de serviços não será claramente suficiente para exterminar este problema. Qualquer pessoa que já tenha utilizado o Twitter sabe que é extremamente fácil seguir um grande número de pessoas rapidamente sem grande trabalho. Por isso, empresa sentiu a necessidade de reduzir o limite de pessoas que se pode seguir num único dia.

Ainda que a redução tenha sido para menos de metade, muitos utilizadores já expressaram insatisfação no número escolhido. Claramente, muitos utilizadores julgam que 400 utilizadores por dia é ainda um valor exagerado. Ainda que esta afirmação pareça obviamente acertada, o Twitter publicou série de tweets onde explica de forma detalhada o porquê de terem estabelecido este limite.

No entanto, é possível que num futuro próximo esse número sofra uma redução ainda mais acentuada. Afinal, quem precisa realmente de seguir 400 novos utilizadores por dia? Certamente que com um zero a menos, esse número seria ainda bem generoso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitter testa novas etiquetas para organizar as tuas conversas
  • da app
  • Twitter lança dark mode para iOS amigo dos ecrãs OLED

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.