Twitch acaba por ser banido na China, deixando milhões de fãs revoltados

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Twitch é de longe a maior plataforma de game streaming de toda a atualidade, com milhões de utilizadores diariamente, seja a transmitir os seus jogos ou a visualizar outros utilizadores. Na China, o grande boom aconteceu no mês passado, mas acabou por não durar muito tempo.

Com a transmissão na íntegra dos populares Asian Games, a plataforma viu a sua popularidade na China aumentar de forma exponencial no mês passado. A adesão à plataforma foi tão grande que acabou por alcançar a 3ª posição no iTunes.

Vê ainda: Google encerra o Youtube Gaming! Não há nada que bata o Twitch

No entanto, muito provavelmente graças a este grande crescimento, acabou por ser alvo das rígidas leis do país no que respeita aos vídeo jogos. Ao chamar à atenção das autoridades, o Twitch acabou por ser banido na China. Ou seja, os utilizadores no país não conseguem de qualquer forma ter acesso (legal) ao serviço.

Foi já confirmado pela própria empresa que o seu serviço foi oficialmente bloqueado na China. Para além de não terem acesso ao website, também a aplicação para iOS acabou por ser removida da AppStore.

Medidas drásticas na China acabam por banir a plataforma Twitch

Apesar de terem confirmado o seu bloqueio, a empresa acabou por não revelar quais os motivos por detrás destas drásticas acções do governo chinês. Por isso, resta-nos apenas a especulação sobre os motivos que levaram a esta decisão.

Na China, o governo tem já há algum tempo tentado de forma bastante rígida limitar o acesso de jovens a vídeo jogos. Tendo como principal alvo a possibilidade de jogar jogos online. Recordo que ainda no início do ano o governo chinês conseguiu mesmo "proibir" o lançamento de novos jogos no país.

Para além disso, conseguiram também fazer com que as empresas colocassem medidas de contenção no que respeita ao tempo de jogo permitido por cada utilizador. Este tempo limite é calculado de acordo com a idade de cada jogador. Mas o mais ridículo são as desculpas criadas para justificar estas medidas.

De acordo com o governo, a razão principal é para "salvar" a vista das crianças. Afirmando que as crianças na China têm apresentado graves problemas oculares devido às excessivas horas passadas a jogar vídeo jogos.

Muito provavelmente o bloqueio do Twitch acabou por ser posto em prática por estes mesmos motivos. Embora não seja um vídeo jogo, a plataforma permite aos utilizadores continuar o seu "vício", observando outros jogadores durante horas a fio.

Espera-se que o Twitch acabe por publicar um comunicado oficial a esclarecer as razões para esta proibição. No entanto, o mais certo é a empresa estar a tentar todas as possíveis soluções para contornar este problema.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 10 jogos grátis idênticos ou melhores que o Fortnite

Fortnite é a razão para 200 divórcios no Reino Unido este ano

Fortnite não vai precisar da subscrição Nintendo Switch Online

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.