TSMC já tem data para lançar estes chipsets revolucionários

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo depende dos chips, chipsets, semicondutores e processadores afins. São os pequenos componentes que alimentam os nossos smartphones, os carros e até as escovas de dentes elétricas, pelo que quem controlar e dominar a sua produção terá um papel privilegiado no mercado global.

Atualmente Taiwan é a maior referência no segmento dos processadores e semicondutores, continuando a crescer e a cimentar a sua reputação como principal zona de produção mundial. É a Meca da tecnologia, a Roma dos processadores, com poucas empresas tão poderosas como a TSMC ou Taiwan Semiconductor Manufacturing Company.

TSMC lança as fundações para a litografia a 2 nm para chips

TSMC

Segundo as mais recentes informações, no espaço de dois anos a fabricante taiwanesa começará a produzir esta geração de semicondutores com a nova litografia a 2 nm. Com efeito, até 2025 é esperado que a TSMC comece a expedir estes mesmos componentes.

Note-se que já previamente os planos da TSMC foram revelados numa fuga de informação que colocava o padrão de 2 nm em 2025. Entretanto, temos novas informações que dão conta do início dos testes de componentes e mecanismos de produção para esta litografia já a partir de 2024.

Até lá, vários aspetos precisam de ser ultimados, ainda que objetivo final esteja perfeitamente traçado. Será a próxima grande iteração no fabrico dos semicondutores, mais eficientes e mais poderosos que nunca.

O próximo grande passo para a indústria da tecnologia será dado pela TSMC

TSMC 2 nm

Recordamos que os transístores, os componentes que compõe os processadores, são comummente medidos em nanómetros. Ora, à medida que estes vão diminuindo, menor é a distância entre as "células" de cada processador.

Desse modo, os processadores tornam-se mais eficientes no consumo energético, essencialmente gastando menos bateria, ao passo que a sua potência aumenta. Portanto, a cada nova iteração temos melhorias notórias tanto em autonomia como em desempenho.

Porém, fabricar estes componentes a escalas cada vez menores é um desafio notório em si. Para tal, as fabricantes como a TSMC têm que desenvolver novos métodos de produção que demoram anos a ser estudados, implementados e finalmente testados.

Por fim, tal como avança a WCCFTech, a TSMC terá já todas estas etapas delineadas, estando no bom caminho para cumprir a meta de produção em massa de soluções a 2 nm já em 2025.

TSMC’s 2nm process is on schedule for mass production in the 2nd half of 2025 in Hsinchu, Taiwan, followed a year later by N2P process with BSPDN (backside power supply delivery network) in a Taichung fab, media report, citing supply chain sources. $TSM https://t.co/aSQHUbXdAm

— Dan Nystedt (@dnystedt) 7 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.