Trump volta a atacar. WeChat Pay, Alipay e outras aplicações chinesas foram banidas!

Vitor Urbano
Comentar

O novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai apenas assumir o comando do país no dia 20 de janeiro, dando assim algum tempo adicional para o polémico Donald Trump continuar a fazer das suas. De forma um pouco inesperada, o ainda líder dos Estados Unidos decidiu assinar uma nova ordem executiva que bane várias aplicações chinesas nos EUA.

Entre as aplicações presentes na lista, estão duas muito populares entre várias comunidades nos EUA, Alipay e WeChat Pay. De acordo com a ordem executiva, estas aplicações terão de ser removidas das lojas de aplicações dentro de 45 dias.

Trump China Aplicações

Lista completa de aplicações chinesas a serem banidas nos Estados Unidos

  • Tencent QQ
  • CamScanner
  • SHAREit
  • VMate
  • Alipay
  • QQ Wallet
  • WeChat Pay
  • WPS Office

À semelhança do que aconteceu com o TikTok, Huawei e ZTE, também nesta situação Donald Trump afirma que estas empresas têm ligações demasiado próximas com o governo chinês, podendo extrair informação sensível dos seus utilizadores. O ponto principal indicado pelo ainda Presidente dos Estados Unidos é que entre os utilizadores, estarão também funcionários públicos, o que representa uma ameaça nacional.

Esta parece ser uma decisão de desespero, após ter sido impedido de banir permanentemente a aplicação original do WeChat. Relembro que esse era o objetivo principal de Trump, na mesma altura em que lançou o primeiro ataque ao TikTok. No entanto, considerando a grande importância que a aplicação tem nas comunidades chinesas nos Estados Unidos, acabou por não avançar com as restrições.

Vale também realçar que esta ordem executiva irá apenas entrar no ativo dentro de 45 dias, já após Joe Biden assumir o seu cargo de Presidente dos Estados Unidos. Por isso, existe a possibilidade de que as mais recentes ações "vingativas" de Trump venham a ser canceladas.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.