Transferência de cartões eSIM entre dispositivos Android torna-se realidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A tecnologia eSIM permite que possas usar cartões digitais no teu smartphone, sem a necessidade de possuir um cartão físico. E agora acaba de dar um passo gigantesco no ecossistema Android. Foi descoberto que os utilizadores Android já podem transferir os seus eSIMs entre dispositivos Android de diferentes marcas.

Esta é uma funcionalidade que estava limitada anteriormente a aparelhos da mesma empresa. Ou seja, só o podias fazer entre um Pxiel e outro Pixel, ou entre um Samsung e outro Samsung. A novidade foi notada primeiramente por um utilizador no Reddit e depois corroborada por fontes como a Android Police.

A Google parece ter lançado silenciosamente esta funcionalidade. A mesma foi notada primeiramente no Pixel 8. Isto significa que quase um ano depois, o anúncio da Google torna-se realidade. Recorde-se que durante o Mobile World Congress 2023, a Google revelou a intenção de implementar esta ferramenta. No entanto, à data não forneceu datas específicas.

Funcionalidade inicia caminho nos Estados Unidos

O lançamento não oficial foi descoberto durante a configuração de um Galaxy S24 Ultra. O utilizador recebeu a opção de transferir o eSIM de um LG V60 ThinQ através de um código QR. Mas infelizmente para os utilizadores europeus, esta funcionalidade ainda não se encontra disponível por cá.

Atualmente, esta funcionalidade parece estar restrita a perfis eSIM associados à T-Mobile, operadora norte-americana. No entanto, esta novidade abre portas para uma expansão futura, onde transferir eSIMs entre diferentes dispositivos e operadoras vai tornar-se uma operação rotineira.

Este é um passo significativo em direção a um futuro onde os cartões SIM físicos poderão ser coisa do passado. A expectativa é que esta ferramenta seja expandida para abranger mais operadoras e dispositivos. Tendo em conta que o processo parece estar feito do lado das marcas, será agora necessário que as operadoras, incluindo as portuguesas, disponibilizem a funcionalidade para os seus clientes.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.