No setor automóvel, já se sabe que a inovação é constante e quem parece estar de “olhos” postos no futuro é a Toyota. Aparentemente, a marca de carros japonesa tem uma nova ideia de tecnologia para veículos movidos a hidrogénio.
De acordo com o The Verge, trata-se de um projeto de sistema de hidrogénio líquido, onde se contém um autopressurizador. Este deverá executar uma função principal que é economizar o gás desperdiçado, utilizando-o depois como combustível.
Na prática, a tecnologia em questão tornaria os motores mais eficientes o que, em última instância, seria uma ótima notícia para os proprietários dos veículos.
O conceito da Toyota com mais detalhe
De forma a explicar o conceito da Toyota, é preciso recuar um pouco no tempo, até 2023. Nesta altura, a marca apresentou um sistema líquido no GR Corolla H2-Concept. No fundo, este mantinha o hidrogénio a -253 ºC dentro do tanque, durante o armazenamento.
Como refere a mesma fonte, o hidrogénio atua como um gás à temperatura ambiente, pelo que as bombas têm de estar frias, para que este não ferva. De qualquer maneira, ainda assim, no processo de ebulição, há gás que se perde.
É aí que entra o novo plano da Toyota. Segundo a marca, este conceito de autopressurizador “usa a pressão do gás de ebulição para aumentar a pressão de duas a quatro vezes e produzir combustível reutilizável sem usar nenhuma energia adicional”.
Em suma, quer dizer que o excedente de hidrogénio seria todo acumulado, para maximizar ainda mais a eficiência do motor do carro.
O desafio técnico associado às bombas de hidrogénio
Quem dá conta dos desafios associados às bombas de hidrogénio é o Dr. Jacob Leachman. No entender do professor da Washington State University, as “bombas de hidrogénio são os componentes mais propensos a falhas em todos os sistemas de hidrogénio — criogénicos ou gasosos”.
Nesse sentido, Leachman realça que o novo conceito “inteligente” da Toyota passou por “desenvolver uma bomba de hidrogénio que aproveita parte da energia fria para fins de compressão — um avanço necessário para qualquer um que desenvolva veículos de hidrogénio frio.”