A Toyota, uma das fabricantes automóveis pioneira nos sistemas híbridos, está agora a dedicar mais atenção ao setor elétrico. Com efeito, é uma das empresas que mais tem eletrificado a sua frota e tem agora uma nova gama de baterias que podem revolucionar o segmento automóvel e toda a indústria dos carros elétricos.
Estas baterias prometem aumentar a autonomia dos nossos veículos e reduzir o tempo de carregamento. Em suma, mitigando dois dos fatores que mais condicionam a compra de um carro elétrico, a par é claro, do preço de venda ao público. Em todo o caso, ficamos aqui a conhecer melhor a nova tipologia de baterias da marca, bem como as suas implicações para a mobilidade elétrica.
Mais autonomia e menor tempo de carga é a promessa da Toyota
As baterias revolucionárias chegarão ao mercado entre 2027 e 2028 segundo a fabricante japonesa. Porém, a espera valerá a pena uma vez que prometem entregar uma autonomia de até 1000 km, cerca de 621 milhas com as células energéticas de próxima geração.
Em primeiro lugar temos a gama de baterias Performance da Toyota que poderão entregar mais de 800 km de autonomia. Estes valores serão alcançados graças a uma combinação de melhorias na aerodinâmica dos veículos elétricos, além da redução do seu peso.
Em simultâneo, a fabricante promete também reduzir o custo de produção destes carros elétricos em cerca de 20% com o intuito de baixar os preços face aos valores atuais. Mais concretamente, a marca aponta uma diminuição de preços face ao seu atual SUV elétrico o Toyota bZ4X.
Primeira "revolução" estará pronta para chegar ao mercado em 2026
Esta será a primeira etapa, com as novas baterias de alto desempenho e construção otimizada para os veículos a ser implementada no espaço de 3 anos, de modo a surtir efeito a partir de 2026.
Porém, para quem estiver à procura de uma solução económica, mas com qualidade, a Toyota prepara-se também para introduzir uma nova gama de baterias "Popularização".
Estas serão fabricadas com um substrato de lítio e ferro e prometem uma autonomia superior a 600 km. Ou seja, teremos uma melhoria na autonomia de 20% face ao atual termo de comparação, o Toyota bZ4X.
Teni de carregamento vai diminuir (muito), promete Toyota
Em simultâneo, a marca japonesa promete aqui reduzir os custos de produção em 40% para tornar os veículos elétricos acessíveis a uma maior percentagem da população. Tudo isto enquanto também reduzem o tempo máximo de carregamento necessário.
Segundo a própria fabricante, o tempo de carregamento para ir dos 10% até aos 80% de autonomia passará para 20 minutos. Mais uma vez, estas baterias de alto desempenho e carga rápida devem chegar ao mercado em 2026 segundo a própria.
Em terceiro lugar teremos também as soluções de topo, a gama mais audaz, prometendo o melhor desempenho. Estas serão as baterias de eletrólitos líquidos que combinam iões de lítio e níquel para conseguir entregar os incríveis 1000 km de autonomia.
A isto somar-se-á a aerodinâmica melhorada, bem como a redução do peso geral do veículo. É, assim, graças a esta tríade de fatores que a autonomia dará um grande salto. Já o tempo de carregamento médio dos 10% aos 80% cairá para 20 minutos.
Para esta gama de topo a Toyota prevê uma disponibilização geral no mercado entre 2027 e 2028, portanto ainda a cerca de 5 anos de distância, mas já em desenvolvimento. Serão, pelos motivos aqui expostos, algumas das melhores baterias no mercado.
Todavia, a marca japonesa quer ainda mais além. Para tal, fez também saber que está a desenvolver baterias de estado sólido que prometem revolucionar o mercado pela durabilidade. É esta outra das grandes preocupações dos consumidores, a vida útil das baterias a equipar os seus carros elétricos.
Por isso mesmo, a Toyota está a trabalhar em baterias com eletrólitos sólidos, também com base em iões de lítio, para nos dar células energéticas com maior robustez e durabilidade. Além disso, poderão carregar dos 10% aos 80% em meros 10 minutos.
Baterias que podem carregar até 80% em apenas 10 minutos
Por outro lado, a sua autonomia será capaz de superar a incrível fasquia dos 1000 km. Todavia, a sua previsão de chegada ao mercado está apontada para 2027, ou 2028, ainda a alguns anos de distância.
Em suma, temos vários novos tipos de baterias em desenvolvimento, bem como a promessa de uma maior acessibilidade para o grande público aos carros elétricos. São excelentes novidades para os consumidores e todo o setor da mobilidade elétrica.
Editores 4gnews recomendam: