Toyota, Honda e Subaru adotam IA generativa para projetar novos carros

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Inteligência Artificial generativa está a ser utilizada nas mais diversas áreas e agora parece que a indústria automóvel está também a recorrer a estas plataformas.

Notícias recentes dão conta de que a Toyota, Subaru e Honda estão a adotar a IA generativa para acelerar o processo de desenvolvimento de novos carros. Com esta tecnologia, os fabricantes esperam reduzir o tempo de planeamento e design dos veículos em cerca de 50%.

IA generativa usada no design e na conceção de sistemas avançados

imagem alusiva à utilização de IA generativa na indústria automóvel
Vários fabricantes de automóveis estão a usar a IA generativa na fase de conceção de novos veículos Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Os fabricantes de automóveis estão a utilizar a IA generativa nas mais diversas fases de desenvolvimento dos veículos. A Toyota, por exemplo, usa esta tecnologia na sua área de pesquisa para analisar o design e calcular a resistência do ar. Tal permite fazer ajustes que otimizem o design e funcionalidades dos carros.

Já a Honda está a optar por uma abordagem diferente. Juntou esforços com a Sony numa joint venture que tem como missão desenvolver sistemas avançados de assistência ao condutor. Parece que a IA generativa está a ser uma das armas secretas para o desenvolvimento destes sistemas.

Subaru e Mazda apostam na formação dos recursos humanos

Subaru e Mazda têm planos diferentes para a IA generativa, concentrado a sua utilização na formação dos recursos humanos.

A Subaru criou um programa que vai formar mais de 4000 engenheiros com as competências necessárias para utilizar eficientemente a tecnologia de Inteligência Artificial generativa.

Por sua vez, a Mazda tornou obrigatória a formação em IA para todos os trabalhadores nos departamentos de design e pesquisa. A fabricante quer duplicar a eficiência global de produção até 2030.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt