Há carros resistentes e há o Toyota Corolla de 1993 do neozelandês Graeme Hebley. O veículo bateu recorde com mais de 2 milhões de quilómetros percorridos. Vale destacar que o carro ainda tem o seu motor original.
"Para ser honesto, eu acho que ele vai durar para sempre”
Conforme reportou à página SupercarBlondie, Hebley adquiriu o seu Toyota Corolla 1993 em meados de 2000, quando o veículo já tinha cerca de 80.000 km. O trabalho como entregador de jornais ajudou o condutor a alcançar a incrível marca de 2 milhões de quilómetros, percorrendo quase 5.000 km por semana no trabalho.
Já a resistência do veículo, que realmente possibilitou o feito, é mérito dos cuidados de Hebley com o carro e da própria Toyota. O automóvel, inclusive, ainda possui o motor e a transmissão originais. O zelo do proprietário reflete-se nas revisões quinzenais que faz numa oficina local. Os próprios mecânicos já tiveram dificuldade de acreditar na quilometragem do carro.
“Se eu não tivesse trabalhado nisso, eu não acreditaria [...] Eu não acreditaria que poderia fazer dois milhões sem algo dar errado”, afirmou o mecânico John Sherman, que trabalha na oficina Guthrie’s Auto Care, em entrevista ao New Zealand Herald.
Para o mecânico, foi a dedicação de Hebley ao seu carro que permitiu que ele alcançasse esse marco incrível. Vale destacar que a marca dos 2.000.000 km foi percebida pelo condutor em março de 2022. E Hebley segue a utilizar o seu Corolla para trabalhar. Incrivelmente, o Corolla de 93 ainda tem o seu motor e transmissão originais.
Apesar da idade do carro e da impressionante quilometragem já alcançada, Hebley não pensa em "aposentá-lo" tão cedo.
“Para ser honesto, eu acho que ele vai durar para sempre,” ele disse ao Newshub.
Recorde de maior quilometragem de um carro ultrapassa os 5 milhões de quilómetros
O carro com a maior quilometragem de todos os tempos é um Volvo P1800S. Ao longo de 52 anos a ser utilizado pelo condutor Irv Gordon, o carro fez impressionantes 5.230.781 km. Apesar de estar longe da marca, o Corolla de Hebley tem um ponto a seu favor.
Para atingir a quilometragem, diferente do carro de Hebley, o Volvo passou por duas reconstruções de motor durante o seu tempo recorde na estrada.
Tem-se registo de apenas de um outro carro que já fez uma grande quilometragem com seu motor original, um Honda Accord de 2003, que atingiu 1.609.344 km.