Toshiba diz adeus ao mercado de computadores portáteis!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Após serem uma das marcas de informática mais relevantes no mercado, a Toshiba anunciou oficialmente a sua saída. A marca tem andando a negociar com outras empresas desde 2018, completando um negócio com a Sharp nesse mesmo ano e alterando o seu nome para Dynabook.

No dia 30 de julho, a Sharp recolheu o resto das acções da Dynabook, completando assim a compra da Toshiba na totalidade. A Toshiba tem vindo a sofrer com problemas financeiros desde 2015, após um escândalo interno. Entretanto, a empresa vendeu os seus departamentos, incluindo o de televisão à HiSense.

Desta forma, podemos dizer adeus à Toshiba como vendedora de portáteis. Não é claro o futuro da empresa japonesa e do seu nome. A empresa possui outros negócios além de computadores e televisões. Contudo, a empresa deverá agora focar-se apenas no negócio empresarial.

Toshiba lançou um dos primeiros portáteis do mundo

Em 1985, a Toshiba lançou o T1100, considerado o primeiro portátil disponível comercialmente, embora a IBM e outras marcas otivesse precedido. O T1100 foi certamente dos mais populares, com uma bateria portátil, um ecrã LCD de 640 x 200 e uns "incríveis" 256Kb de memória.

Eventualmente, marcas como a Asus, Dell, HP, Lenovo e HP entraram no mercado, mas a Toshiba já era uma referência na altura, com a sua gama Satellite e eventualmente Portege, de computadores portáteis mais finos.

Infelizmente, a Toshiba não conseguiu acompanhar as tendências do mercado nem a concorrência, levando-a à irrelevância no mercado. A empresa não conseguiu reiventar-se e agora é mais um nome na história da tecnologia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ficheiros Google (Files Go) ganha nova funcionalidade que vais adorar
  • Microsoft Surface Duo: o dobrável aparece em imagens oficiais!
  • Não compres agora um novo iPhone! Um aviso que vale a pena saber!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.