Após serem uma das marcas de informática mais relevantes no mercado, a Toshiba anunciou oficialmente a sua saída. A marca tem andando a negociar com outras empresas desde 2018, completando um negócio com a Sharp nesse mesmo ano e alterando o seu nome para Dynabook.
No dia 30 de julho, a Sharp recolheu o resto das acções da Dynabook, completando assim a compra da Toshiba na totalidade. A Toshiba tem vindo a sofrer com problemas financeiros desde 2015, após um escândalo interno. Entretanto, a empresa vendeu os seus departamentos, incluindo o de televisão à HiSense.
Desta forma, podemos dizer adeus à Toshiba como vendedora de portáteis. Não é claro o futuro da empresa japonesa e do seu nome. A empresa possui outros negócios além de computadores e televisões. Contudo, a empresa deverá agora focar-se apenas no negócio empresarial.
Toshiba lançou um dos primeiros portáteis do mundo
Em 1985, a Toshiba lançou o T1100, considerado o primeiro portátil disponível comercialmente, embora a IBM e outras marcas otivesse precedido. O T1100 foi certamente dos mais populares, com uma bateria portátil, um ecrã LCD de 640 x 200 e uns "incríveis" 256Kb de memória.
Eventualmente, marcas como a Asus, Dell, HP, Lenovo e HP entraram no mercado, mas a Toshiba já era uma referência na altura, com a sua gama Satellite e eventualmente Portege, de computadores portáteis mais finos.
Infelizmente, a Toshiba não conseguiu acompanhar as tendências do mercado nem a concorrência, levando-a à irrelevância no mercado. A empresa não conseguiu reiventar-se e agora é mais um nome na história da tecnologia.
Editores 4gnews recomendam:
- Ficheiros Google (Files Go) ganha nova funcionalidade que vais adorar
- Microsoft Surface Duo: o dobrável aparece em imagens oficiais!
- Não compres agora um novo iPhone! Um aviso que vale a pena saber!