Tor browser chegou ao Android e dá-te anonimato e privacidade que o Chrome não dá!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Tor Browser tem sido uma opção para aqueles que não gostam de ver as suas informações partilhadas pelas grandes empresas. O Google Chrome, por exemplo, por muito seguro, rápido e conveniente que seja, não te dá muita privacidade.

A Google consegue saber o que vês, quando vês, o que te interessa e quais os teus gostos. Estas informações são depois passadas (de forma anónima) para as empresas publicitárias que através de outros mecanismos conseguem identificar as tuas paixões nas publicidades que vais vendo.

Por estas e por outras é que o Tor Browser é muito falado. O browser mascara o teu IP pela sua rede e faz dele impossível de encontrar. Ou seja, ao visitares um site não há "cookies" que consigam perceber quem és e o que mais gostas. Sempre que abres a aplicação uma nova conexão é feita para que "comeces do zero".

O Tor Browser é grátis e rápido

Ainda que tenha mais tecnologia que browsers como por exemplo o Google Chrome, o Tor Browser é grátis na Google Play Store e para o PC. Os utilizadores Android podem agora gabar-se que podem viver literalmente no lado "incógnito da internet". Podes fazer o download do Tor Browser para Android.

Pesquisar em privado não é pesquisar em anonimato

Mesmo que uses o Google Chrome em "anónimo" as tuas informações estão à mesma a ser enviadas para o teu operador e para a Google. Isto porque o teu IP continua sempre o mesmo. Por isso é que se uma página estiver bloqueada em Portugal nem em anónimo consegues aceder. Ou seja, de pouco vale pesquisares em anónimo porque os "tubarões" continuarão a saber aquilo que queres e o que mais gostas.

Para o iPhone a solução é diferente

Infelizmente ainda não existe o Tor Browser para o iPhone. Em vez disso, os criadores do browser aconselham os utilizadores iOS para utilizar o Onion Browser que é também grátis na Apple App Store. O objetivo é idêntico, porém, não é tão eficiente quanto o Tor Browser que acaba de ser lançado para o Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Descobre facilmente a quem pertence um número de telefone ou telemóvel
  • Como alterar para o DNS do Google no Windows e macOS
  • 6 formas de ligar o teu PC à TV sem complicações
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.