A Canalys acaba de revelar o seu top10 com os smartphones mais vendidos, a nível global, durante o ano de 2023. Sem surpresa, o modelo mais vendido é um iPhone.
Mas, este top traz notícias ainda melhores para a Apple. Sete das dez posições neste ranking são ocupados por modelos do iPhone, entre terminais mais antigos e recentes. Fica pouco espaço para ser ocupado pela Samsung…
iPhone 14 Pro Max e 15 Pro Max são os modelos de maior sucesso em 2023
Os dois primeiros lugares são ocupados pelo iPhone 14 Pro Max com 34 milhões de unidades vendidas e o iPhone 15 Pro Max com 33 milhões. Destaque para este último modelo que, em apenas três meses, conseguiu quase alcançar o sucesso de vendas do seu antecessor.
Outro ponto que merece destaque, segundo a análise da Canalys, é que este top10 de vendas globais reflete “a mudança premium do mercado”. Pela primeira vez, são dois modelos mais avançados que estão a liderar a tabela anual de vendas de smartphones.
Em 2022, o smartphone mais vendido foi o iPhone 13 base, sendo que de janeiro a setembro de 2023, o iPhone 14 foi também dos modelos com maior sucesso de vendas, de acordo com dados da Counterpoint.
A reta final do ano de 2023, com o sucesso de vendas do iPhone 15 Pro Max a juntar-se ao já muito popular iPhone 14 Pro Max é que terá ditado a mudança de mercado para os modelos premium.
E onde está a série Galaxy S23 da Samsung?
Se a Apple tem todas as razões para celebrar, a Samsung, por seu lado, tem todos os motivos para repensar a sua estratégia comercial. O modelo mais vendido da gigante sul-coreana foi o Galaxy A14 4G, um dos terminais mais acessíveis do portefólio que ocupa a sexta posição com 21 milhões de unidades vendidas, a nível global.
Na oitava posição está o muito popular Galaxy A54 5G e na nona posição o Galaxy A14 5G, com 20 milhões e 19 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, respetivamente.
A grande surpresa é este top10 da Canalys não incluir qualquer modelo da série de topo Galaxy S23. Sobretudo com esta mudança que está a levar o mercado para o segmento premium.
Mais: face ao iPhone 15 Pro Max, toda a série Galaxy S23 teve mais sete meses no mercado que o rival. Recorde-se que a Samsung fez o seu lançamento em fevereiro de 2023 e a Apple em setembro do mesmo ano.