Portugal não é propriamente um mercado grande no mundo de smartphones. Com "apenas" 10 milhões de habitantes, Portugal é um mercado pequeno para criar um impacto grande nas contas dos maiores fabricantes do mundo. Contudo, há empresas que acreditam que conquistar pequenos países é o passo certo. Exemplo disso é a Huawei que vem investindo forte em Portugal e conseguiu mesmo há uns tempos ultrapassar a Samsung.
De acordo com o relatório da IDC, indicado ao Dinheiro Vivo, a Huawei continua liderar em Portugal, porém, temos pequenas surpresas que vão certamente agradar muitos utilizadores.
Escusado será dizer que a Huawei e Samsung lutam pelo número 1. A Huawei conseguiu no primeiro trimestre vender 152 mil unidades, o correspondente a 25% dos smartphones vendidos em Portugal em 2018. A Samsung, por sua vez, ficou logo atrás com 147 mil unidades e partilhando os mesmos 25% de cota de mercado.
Top 5 marcas que mais vendem em Portugal por unidades
- Huawei -152 mil unidades - 25%
- Samsung - 147 mil unidades - 25%
- Apple - 84 mil unidades - 14%
- Wiko - 41 mil unidades - 7%
- Nokia - 38 mil unidades - 6%
O mercado vai mudar com a entrada da Xiaomi
Porém, a entrada da Xiaomi promete mudar o mercado português. De acordo com Francisco Jerónimo, analista da IDC, a entrada da Xiaomi deverá afetar a Huawei e a Samsung em 2019. Lembro que a marca asiática prepara-se para abrir a primeira loja física oficial em Portugal em 2019.
O crescimento da Nokia é notável
A Nokia voltou das cinzas como a Fenix e continua a crescer. Ainda que tenha vendido apenas 6% da cota de mercado, a empresa finlandesa já marca um lugar de destaque à frente da BQ ou da Xiaomi.
A Nokia está a investir em bons smartphones com o sistema mais puro da Google. O Android One é amado por muitos por oferecer atualizações a tempo e horas e por nos dar um User Interface idêntico ao Android puro.
Apple continua com dificuldades mas com um crescimento considerável
Ainda que a Apple ocupe o terceiro lugar no posto, a empresa de Cupertino subiu 17% em Portugal quando comparado com 2017. Ou seja, os iPhones são caros mas cada vez mais conquistam os portugueses. Será que o iPhone 11 aumentará o interesse? Teremos de esperar até setembro para sabermos.
A Wiko também tem uma palavra a dizer
A Wiko, empresa francesa, é uma "underdog" nesta luta, porém, está com um lugar de destaque. Com um crescimento de 25% anual, a empresa europeia tem mostrado que ainda merece ser referida no mercado português. O custo/benefício dos smartphones da empresa são o seu maior fator de compra.
O que mudará em 2019 no mercado de smartphones em Portugal?
Espera-se que a Xiaomi venha mesmo a criar um maior impacto nos smartphones. Contudo, acredito que a Nokia e Wiko não queiram baixar os braços. A Samsung e Huawei continuarão na luta pelo primeiro lugar. Com o lançamentos dos novos "A" da Samsung é possível que a empresa sul-coreana tenha finalmente descoberto uma forma de combater o sucesso da Huawei.
Editores 4gnews recomendam: